Logo R7.com
RecordPlus
BRASILEIRO 2022

Após problemas para perder peso, Luis ‘Sapo’ revela que adversário recusou luta por 300 gramas

Aos 33 anos, capixaba se destaca como maior nome do MMA nacional fora do octógono do UFC

Mais Esportes|Diego Ribas, do R7

  • Google News
Maior nome do cenário nacional de MMA só luta em 2014
Maior nome do cenário nacional de MMA só luta em 2014

Realizada no último sábado (23), a segunda edição do Superheroes contava com a disputa do cinturão dos meio-médios (77 kg) entre Luis ‘Sapo’ e Alexandre ‘Sagat’ como a atração principal da noite. No entanto, o duelo não saiu do papel uma vez que o atleta capixaba não atingiu o peso limite da categoria, causando indignação em seu adversário.

Em conversa com a reportagem do R7 durante o show, Sapo revelou que se encontrava em condições de combate, e que a falta de comunicação adequada entre as três partes (lutadores e evento) possibilitou a queda do combate.


— O evento deveria ter trazido a gente um dia antes da pesagem. Estávamos em Indaiatuba, onde não tínhamos sauna, o que dificultou a perda de peso. Cheguei em São Paulo e bati 900 gramas acima. Na hora falei ao promotor que não tentaria bater o peso e que pagaria a multa, o que é previsto em contrato, mas o Sagat não aceitou, já que estava no direito dele.

Contrariado com a decisão de seu oponente, Sapo, número um do Brasil na categoria no cenário nacional de MMA, só foi avisado de que deveria perder peso quando já havia iniciado o processo de recuperação dos quilos perdidos para o combate.


— Agora é tentar remarcar essa luta. Me pesei faltando 900 gramas, e depois bebi água e, quando soube, estava dois quilos acima. Voltei para a sauna e cortei peso. Quando era meia noite faltavam apenas 300 gramas. Mas o Sagat não aceitou, mas, claro, era um direito dele. Conversamos e expliquei o meu lado para ele.

Além de estar disposto a realizar o processo de desidratação até meia noite da véspera da luta, o atleta teria que lidar com o pouco tempo de recuperação física e fisiológica, uma vez que o trabalho de reidratação teria que ser feito em poucas horas.


Acostumado a competir com cerca de 90 kg, 13 kg a mais do que o registrado na balança no dia anterior, o lutador capixaba apontou o excesso de combates no ano como um dos motivos que não possibilitaram sua redução de peso até a hora de encarar a balança.

—Não sei como seria a luta. O Sagat é explosivo, e ele ia exigir bastante de mim. Fiz o meu máximo, mas não iria colocar minha saúde em risco. Foi a primeira vez que isso aconteceu, então acho que o fato de fazer uma luta em cima da outra atrapalhou um pouco e agrediu meu organismo. Agora vou dar uma relaxada e acho que só volto ano que vem.

Apenas em 2013, Sapo fez cinco lutas profissionais, e venceu todas por nocaute no primeiro round, além de uma frustrante participação no processo seletivo do TUF Brasil 2, quando venceu a luta decisiva, também por rápido nocaute, e acabou vetado do programa por problemas contratuais com o Bellator, evento do qual não faz mais parte.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.