Lance “Um Dia Sem Carro” terá passeio ciclístico gratuito no Rio, no dia 25

“Um Dia Sem Carro” terá passeio ciclístico gratuito no Rio, no dia 25

Evento, que vai acontecer no Aterro do Flamengo, está com inscrições gratuitas abertas

Lance
Lance

Lance

Lance

Um passeio ciclístico, com a previsão de participação de cinco mil pessoas, está programado para acontecer no dia 25 de setembro, no Aterro do Flamengo. As inscrições estão abertas e são gratuitas, devendo ser feitas no site.

O evento “Um Dia Sem Carro”, inspirado no “Dia Mundial Sem Carro”, que começou na França, na década de 1990 e é comemorado no dia 22 de setembro, tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a diminuir o uso de automóvel e, assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar da sociedade.

Para garantir a segurança, o passeio contará com 300 pessoas de apoio, mecânicos para realizarem pequenos reparos aos participantes do “Um Dia Sem Carro”. O evento tem apoio da Caloi, que vai sortear dez bicicletas.

Para Claudio Santos, organizador do evento e um dos maiores incentivadores do uso de bicicletas, o passeio é uma forma de alertar a população para os perigos do uso constante do carro. “Se todos fizerem a sua parte, vamos conscientizar um número muito maior de pessoas”, afirma.

No Brasil, a adesão das cidades se faz ainda de forma tímida. Cidades como Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói, saíram na frente no trabalho de conscientização da população e a sua mobilização. “Queremos provocar uma reflexão sobre a quantidade de automóveis nas cidades. Muitas pessoas saem de casa de carro, quando poderiam utilizar o transporte público ou a bicicleta”, esclarece.

O passeio terá a duração de aproximadamente cinco horas, com concentração próxima ao Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo. A concentração está marcada para às 13h30m e largada, às 15h. O percurso será entre o MAM, Enseada de Botafogo e Monumento aos Pracinhas. Os inscritos receberão uma sacola, um squeeze e um número de peito, além de receberem um cupom para participar do sorteio de dez bicicletas.

Últimas