Tour de France 2020 é adiado para o segundo semestre devido à pandemia

Em meio à propagação do novo coronavírus, a União Ciclística Internacional (UCI) diz que etapa mais famosa da modalidade será de 29 de agosto a 20 de setembro, de Nice a Paris

Lance

Lance

Lance

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou, na manhã desta quarta-feira, o adiamento da 107ª edição do Tour de France para o segundo semestre. Inicialmente, a etapa seria disputada entre junho e julho, porém em virtude da pandemia será realizada de 29 de agosto a 20 de setembro. A mudança foi definida após o presidente francês, Emmanuel Macron, sugerir a proibição de grandes eventos até meados de julho.

No comunicado oficial, os dirigentes do Tour de France também confirmaram que a prova seguirá a mesma rota, sem alterações, de Nice a Paris. Além disso, o calendário do ciclismo de estrada está suspenso até julho.

- Após o discurso do presidente na noite de segunda-feira e como parte da luta contra a disseminação da Covid-19, os organizadores do Tour de France, em acordo com a Union Cycliste Internationale decidiram adiar o Tour - informou a organização em comunicado oficial, que em seguida completou.

- A realização deste evento nas melhores condições possíveis é considerada essencial, dado seu lugar central na economia do ciclismo e sua exposição, em particular para as equipes que se beneficiam nesta ocasião de visibilidade incomparável - afirmou a UCI.

Com isso, o L'Étape Brasil by Tour de France permanece no dia 27 de de setembro, em Campos do Jordão (SP). Esta será a sexta edição do evento e terá os percursos de 107km e 66km como em 2019. As inscrições seguem abertas e já contam com quase 2 mil confirmados.

- A equipe do L'Étape Brasil by Tour de France está alinhada com todas as autoridades nacionais e internacionais em função do COVID-19. O evento brasileiro segue mantido e será realizado com total segurança para os mais de 2 mil ciclistas amadores esperados para Campos do Jordão em setembro - comentou Bruna Prada, organizadora do L'Étape Brasil by Tour de France.

Sobre o adiamento do Tour de France, Bruno Prada acredita ter sido a melhor decisão, pois está de acordo com a situação atual da pandemia na Europa. Da mesma forma, a 30ª edição do L'Etape du Tour Francês, originalmente programado para 5 de julho, será adiada para uma data ainda a ser determinada.

- Gostaríamos de agradecer a todas as partes interessadas do ciclismo, aos parceiros do Tour de France, a suas emissoras e a todas as autoridades locais por sua reatividade e apoio. Todos esperamos que o Tour de France 2020 ajude a virar a página no período difícil que estamos enfrentando atualmente -finalizou o comunicado do Tour de France.