Saiba como 'crise' no Porto causada por brasileiro pode impactar o Botafogo
Clube português vive conflitos internos
Lance|Do R7
Com apenas seis meses no cargo, o Porto demitiu o técnico Vítor Bruno na segunda-feira (20), após derrotas consecutivas para Nacional e Gil Vicente, no Campeonato Português. A passagem do treinador foi marcada pelo seu relacionamento difícil com os jogadores, em especial com o brasileiro Pepê, ex-Grêmio. Livre no marcado, o mister interessa a um clube brasileiro: o Botafogo.
➡️ Mercado da bola: Contratação do Chicago Fire pode facilitar ida de Neymar ao Santos
Em junho de 2024, Vítor Bruno assumiu o comando técnico do Porto com a missão de substituir Sérgio Conceição, considerado um dos maiores treinadores da história recente do clube, com 11 títulos em sete temporadas.
Na temporada 2024/25, o Porto vive em crise após série negativa no Campeonato Português. Os Dragões ocupam a 3ª colocação com 40 pontos, quatro atrás para o líder Sporting e três a menos do que o rival Benfica. Além disso, o clube foi eliminado da Taça da Liga de Portugal.
O relacionamento interno no Porto foi o maior problema na passagem de Vítor Bruno na equipe. A gota d'água aconteceu na derrota por 3 a 1 para o Gil Vicente, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Português. Na coletiva pós-jogo, o português respondeu uma pergunta sobre a ausência de Pepê na partida.
— O Pepê não está aqui porque não quer — disse Vítor Bruno.
Após a declaração, Pepê criticou o técnico publicamente nas redes sociais. No texto, o brasileiro revela que sofreu boicote de português nos treinamentos.
➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional
E o Botafogo?
O Botafogo, por sua vez, busca um novo técnico nesta temporada, visto que Artur Jorge deixou o clube após as conquistas da Libertadores e do Brasileirão em 2024. O português assinou com o Al-Rayyan, do Catar.
Assim, Vítor Bruno aparece como potencial candidato a ser escolhido pela diretoria alvinegra. No histórico recente glorioso, três técnicos portugueses passaram pelo clube: Luís Castro, Bruno Lage e o próprio Artur Jorge.
Vítor Bruno, de 42 anos, atua na área técnica desde 2008, e teve passagens por Nantes, Vitória de Guimarães e Braga. Como treinador principal, o Porto foi o único trabalho do português.