Nesta terça-feira, o estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, completa 70 anos de muitas decisões e partidas importantes. Com isso, o LANCE! abriu uma votação na redação para eleger os 20 jogos mais marcantes da história desse templo do futebol. Confira nesta galeria o resultado da votação e relembre grandes momentos do estádio.
1 - Brasil 1x2 Uruguai (1950) - Após excelente campanha no Mundial de 50, a seleção foi derrotada na decisão, em pleno Maracanã, por 2 a 1 com o fatídico gol do uruguaio Ghiggia. O famoso 'Maracanazo' foi por muitas décadas considerado a maior derrota da seleção brasileira em Copas até o 7 a 1.
2 - Alemanha 1x0 Argentina - Decisão da Copa do Mundo de 2014, o jogo entra na lista por representar uma final de Mundial em solo brasileiro e no maior estádio do país. No duelo, os alemães levaram a melhor com gol de Mário Gotze.
3 - Vasco 1x2 Santos (1969) - A partida entrou para a história por causa do milésimo gol do maior atleta do século, Pelé. De pênalti, o craque venceu o goleiro Andrada, se tornou o primeiro jogador brasileiro a marcar mil gols na carreira e se consagrou como o maior jogador de futebol de todos os tempos ao ser tricampeão mundial no ano seguinte.
4 - Brasil 1 (5) x (4) 1 Alemanha - Em 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil quebrou o jejum de nunca ter conquistado o ouro olímpico no futebol masculino. Após empate no tempo normal, a seleção derrotou a Alemanha nos pênaltis e colocou a medalha no peito.
5 - Brasil 2x0 Uruguai (1993) - Partida decisiva para a geração que se consagraria tetracampeã mundial no ano seguinte. A seleção necessitava da vitória para se classificar para o mundial dos Estados Unidos e Romário decidiu, carimbando a vaga para o Brasil.
6 - Fluminense 3x2 Flamengo (1995) - Um das decisões mais emocionantes da história do Campeonato Carioca, este FlaxFlu teve de tudo: drama, emoção, expulsões e um gol eterno. Após chute de Aílton, Renato Gaúcho, de barriga, fez o gol que deu o título estadual de 95 ao Fluminense, no ano do centenário do rival.
7 - Santos 4 x 2 Milan (1963) - No segundo jogo da final do Mundial de Clubes, o Peixe derrotava o Milan e levava a decisão para o terceiro jogo. Com uma exibição mágica e gols de Pepe (2), Almir Pernambuquinho e Lima, a vitória santista encaminhou o bicampeonato Mundial, que foi conquistado também no Maracanã, dois dias depois com gol de Dalmo.
8 - Brasil 5x0 Estados Unidos - Em 2007, a seleção feminina disputava a medalha no Pan-Americano. Com direito a uma exibição incrível, as brasileiras golearam as americanas e conquistaram a medalha no maior estádio do país, o templo sagrado. Os gols foram marcados por Marta (2), Cristiane (2), e Daniela Alves.
9 - Fluminense 0x0 Flamengo (1963) - No dia 15 de dezembro de 1963, um clássico entrou para a história como o jogo de maior público entre clubes de futebol no Brasil. O FlaxFlu, que decidiu o estadual daquele ano e deu o título ao Rubro-Negro teve o público de 177.020 pagantes e 194.603 presentes.
10 - Brasil 6x1 Espanha (1950) - Uma das maiores exibições da seleção brasileira em Copas do Mundo, a partida válida pelo quadrangular final do mundial de 50 trouxe euforia e esperança aos torcedores, que sonhavam em conquistar o seu primeiro título, sobretudo em casa. No entanto, o título só veio oito anos depois.
11 - Brasil 1x0 Paraguai (1969) - O jogo válido pela última rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970 entrou para a história. Foi a partida com o maior público pagante da história do estádio. O borderô oficial mostrou que 183.341 pessoas pagaram ingresso para ver a partida e este é, oficialmente, o recorde do Maracanã, e jamais será batido.
12 - Flamengo 1 x 0 Vasco (1978) - O gol de Rondinelli não só sacramentou o título do Flamengo sobre o maior rival, como foi o marco, que deu início a uma brilhante geração, que fez história no clube nos anos 80.
13 - Brasil 2x0 Argentina (1989) - Vaiada na primeira fase, a seleção brasileira começava o quadrangular final da Copa América contra a Argentina, a então atual campeã Mundial. Contudo, nascia uma dupla que traria a quarta estrela no peito de cada brasileiro anos mais tarde. Romário e Bebeto marcaram os gols da partida e deram a vitória ao Brasil.
15 - Brasil 1x0 Uruguai (1989) - A seleção não ganhava a Copa América há 40 anos, e a pressão aumentava após as derrotas nos Mundiais de 82 e 86. Porém, após passe de Mazinho, Romário marcou o gol da vitória e do título brasileiro em pleno Maracanã.
16 - Vasco 5 x 2 Corinthians (1980) - No retorno de Roberto Dinamite ao Brasil após rápida passagem pelo Barcelona, tivemos uma das maiores atuações de um jogador no Maracanã. O atacante marcou todos os cinco gols da vitória do Vasco sobre o Corinthians.
17 - Botafogo 1 x 0 Flamengo (1989) - O dia 21 de junho de 1989 ficou marcado pelo fim do jejum de 21 anos do Botafogo sem títulos. Na decisão contra o Flamengo, Maurício fez o gol da vitória por 1 a 0 e carimbou o título. O Glorioso era comandado pelo saudoso Valdir Espinosa.
18 - Vasco 2 x 1 Cruzeiro (1974) - O Gigante da Colina buscava o seu primeiro título brasileiro. E a consagração veio no Maracanã, com gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro. Nelinho descontou para a Raposa.
19 - Corinthians 0(4)x (3)0 Vasco - Em 2000, a FIFA decidiu organizar um campeonato Mundial em um novo formato, com oito times. Duas equipes brasileiras chegaram à decisão: Corinthians e Vasco, que empataram durante o tempo normal e a prorrogação. Nos pênaltis, Edmundo desperdiçou a cobrança decisiva e o Timão ergueu a taça no Maracanã.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.