Brasil conquista nove medalhas no primeiro dia de Pan-americano
Lutas|Do R7
Nesta sexta-feira, o Brasil começou bem na disputa do Campeonato Pan-americano de Edmonton, Canadá. Dos onze atletas que competiram, dez chegaram às disputas por medalhas, sendo oito nas finais e dois na briga pelo bronze. O resultado foram quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, além de um quinto lugar.
Em luta equilibrada contra o argentino Emmanuel Lucenti, Victor Penalber (81kg) levou o adversário a sofrer uma punição, resistiu até o final e ficou com o primeiro ouro para o Brasil.
- Tem sempre alguma coisa para melhorar, ainda mais num ano pré-olímpico. Mas, acho que o resultado foi importante, é uma competição com uma pontuação muito alta e neste ano que vai ser uma corrida olímpica esses 400 pontos vão ser muito importantes. Pensando em Olimpíada acho que a gente tem muito o que melhorar, essa categoria é forte. No pódio hoje tínhamos, pelo menos dois atletas entre os dez primeiros. Tomara que esse primeiro ouro tenha sido o "abre-alas" e que a gente traga muitas medalhas desse Pan-americano - disse Penalber, que agora tem quatro títulos pan-americanos.
Tiago Camilo (90kg), que venceu duas das três lutas preliminares por ippon, subiu no lugar mais alto do pódio com a desistência do cubano Asley Gonzalez, campeão mundial no Rio em 2013, que sentiu o ombro recém-operado. Na sequência, Mayra Aguiar, que competiu pela primeira vez como campeã mundial, encarou uma velha conhecida na final do meio-pesado (78KG), a americana campeã olímpica, Kayla Harrison. O resultado foi igual ao da última luta entre as duas, a semifinal em Chelyabinsk, com vitória para a brasileira por apenas um shido de vantagem.
O quarto e último ouro do dia veio na final brasileira do peso-pesado masculino entre Rafael Silva e David Moura, que levou a melhor na diferença das punições. David sofreu três e Rafael, quatro, ficando com a prata.
Além dele, Mariana Silva (63kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rochele Nunes (+78kg) conquistaram o segundo lugar nas suas respectivas categorias. Maria Portela (70kg) subiu no pódio trazendo para o Brasil o único bronze do dia.