Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

João Fonseca recebe convite para challenger no Rio de Janeiro

Carioca de 16 anos disputa pela primeira vez torneio challenger na carreira. Evento será disputado entre os dias 9 e 16 na Rio Tennis Academy

Lance|

Lance
Lance Lance

A temporada 2022 vem sendo memorável para o tenista juvenil João Fonseca, de 16 anos. Melhor brasileiro no ranking mundial juvenil da ITF, com a 44ª posição, o carioca terá a oportunidade de jogar pela primeira vez um torneio da série ATP Challenger Tour.

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) concedeu a ele o primeiro wild card (convite) para a chave principal do ATP Challenger 80 do Rio de Janeiro, que será disputada entre os dias 9 e 16, nas quadras de saibro da Rio Tennis Academy, situada no bairro das Laranjeiras.

"Será uma experiência sensacional para mim e vou tentar aproveitar ao máximo esse momento, deixar tudo em quadra e dar o meu melhor", afirmou a jovem promessa brasileira: "Estou me sentindo muito bem tecnicamente e fisicamente, muito feliz e agradecido pela oportunidade. Sei que minha jornada no esporte só está começando, tenho noção do quanto sou privilegiado. Eu sou feliz jogando tênis, o esporte pra mim não é sacrifício, é diversão, claro que eu levo muito a sério e tenho uma rotina pesada, me desdobro para levar os estudos, mas sempre com um sorriso no rosto e certo de que estou correndo atrás do meu sonho", continuou ele.

João destaca os desafios que vem superando esse ano: "A temporada vem sendo muito positiva para mim, pois superei meus objetivos. Minha grande meta estabelecida no início do ano para jogat um Grand Slam juvenil, que seria o US Open, em setembro, mas acabei conseguindo jogar Roland Garros e Wimbledon, onde obtive importantes vitórias, além do US Open. Comecei o ano como 300 do mundo no ranking juvenil e atualmente estou em 44º. Então foi um ano em que tudo aconteceu muito rápido. Consegui ter todas essas experiências ainda muito jovem, com 15/16 anos".

Publicidade

Além disso, recentemente, Fonseca teve a oportunidade de integrar o time do Brasil, treinando com a equipe que enfrentou Portugal na Copa Davis: "Foi uma semana memorável, de muito aprendizado e experiência. Fui muito bem recebido pelo time e tudo isso me motivou ainda mais para seguir trabalhando duro. Espero que no futuro eu possa estar lá representando o Brasil", disse ele.

"João Fonseca é um dos jovens talentos do tênis brasileiro, com ótimo potencial para o futuro, e certamente terá uma grande experiência jogando seu maior torneio profissional justo em sua cidade natal aqui na Rio Tennis Academy", disse Eduardo Frick, CEO da Rio Tennis Academy.

Publicidade

Fonseca se junta aos paulistas Felipe Meligeni (143º), Matheus Pucinelli (193º) e Daniel Dutra Silva (210º), já inscritos na chave principal O torneio contará com a participação de tenistas de 14 países - Alemanha, Polônia, Argentina, Brasil, França, Itália, Peru, Grã-Bretanha, Espanha, Suíça, Grã-Bretanha, Índia, Cazaquistão e Portugal. Entre eles dois top 100 - Federico Coria (72º) e o alemão Daniel Altmaier (98º).

O ATP Challenger 80 do Rio de Janeiro, que faz parte do Circuito Dove Men+Care La Legión, dará ao campeão 80 pontos no ranking da ATP e distribuirá uma premiação total de US$ 53.120 - em torno de R$ 265 mil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.