Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Real Madrid emite novo comunicado e repudia Federação Espanhola por falta de punições

Vini Jr sofreu mais um episódio de racismo na partida contra o Valencia, pela La Liga; brasileiro se manifestou pela primeira vez

Futebol|Do R7


Ancelotti também já se manifestou sobre episódio de racismo em Valencia
Ancelotti também já se manifestou sobre episódio de racismo em Valencia

O Real Madrid emitiu mais um comunicado oficial em relação ao caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior na partida contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol. Na tarde desta segunda-feira (22), o clube criticou a postura dos árbitros e da Federação Espanhola durante a condução do problema.

Vinícius Júnior foi expulso após confusão no fim da partida, enquanto nenhum jogador adversário foi punido. A nota afirma que a vítima não pode ser responsabilizada pelo crime ocorrido e lamenta a imagem que o futebol espanhol passou.

O clube espanhol já havia se manifestado nesta segunda-feira (22) repudiando o episódio em Valencia. "O Real Madrid CF manifesta o seu mais veemente repúdio e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinicius Júnior. O Real Madrid considera que tais ataques também constituem crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à procuradoria-geral do estado, especificamente à procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que sejam os fatos investigados e apuradas as responsabilidades."

Leia também

Confira parte do comunicado oficial

"A imagem do nosso futebol está seriamente danificada e deteriorada aos olhos de todo o mundo. Sua passividade tem contribuído para a impotência e indefesa do nosso jogador Vinícius. Os árbitros, longe de agir com firmeza e aplicar os protocolos regulamentares, optaram na maioria dos casos por se inibir e evitar tomar as decisões que lhes correspondiam. Ainda ontem, o árbitro e os responsáveis ​​pelo VAR fugiram de suas responsabilidades e tomaram decisões injustas com base em imagens incompletas, não vistas na íntegra, tendenciosas e que levaram à expulsão direta do nosso jogador Vinicius Júnior.

Publicidade

Infelizmente, o que aconteceu ontem e a gestão que foi feita pelos árbitros e pelo VAR não percebemos como algo isolado, mas sim como algo que se repetiu em muitas de nossas partidas. A vítima que a sofre nunca poderá ser responsabilizada pelo crime.

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Por todas estas razões, estamos muito preocupados que nenhuma ação tenha sido tomada pela Federação Espanhola de Futebol durante todo este tempo, apesar dos óbvios e repetidos sinais de alarme que o nosso clube tem denunciado.

Publicidade

O Real Madrid espera que, dadas a gravidade da situação atual e a imagem que o futebol espanhol está oferecendo ao mundo, ações contundentes e imediatas sejam tomadas por todos aqueles que têm responsabilidades e poderes para combater esses flagelos que são o racismo, a xenofobia e o ódio. O nosso clube continuará a trabalhar para que os valores que sustentaram a nossa história continuem a ser um modelo de convivência e exemplaridade."

O que dizem as autoridades do Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, informou, nesta segunda-feira (22), que o Brasil vai notificar oficialmente as autoridades espanholas para que seja aberta uma investigação sobre a La Liga, responsável pelo torneio de futebol profissional espanhol, após um novo caso de racismo contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior.

"A gente vai, através do Ministério Público, notificar para que seja investigada a La Liga e todos os casos. Não dá para a gente ficar só na coisa do 'repudiamos' e em nota sem ação concreta. Agora, a gente vai para cima com o Ministério Público de lá para que eles sejam notificados e investigados", disse Anielle.

Jornais esportivos na Espanha culpam Vinícius Jr. por caso de racismo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.