12 atletas da Copa não estão na lista de Tite. Veja a situação de cada um
Cássio, Fagner, Geromel, Marcelo, Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto, Fred, Willian, Douglas Costa e Taison estavam no Mundial da Rússia
Futebol|Do R7
Neste mês, a seleção brasileira fará dois amistosos, contra Panamá, em Portugal no dia 23 de março, e depois em Praga onde enfrentará a República Tcheca no dia 26. Na última quinta, Tite listou os nomes que vão defender a amarelinha contra as duas seleções e um fator chamou atenção: onze jogadores que estavam na Copa do Mundo em 2018 não foram convocados para os últimos confrontos antes da Copa América. Veja a situação de cada um destes atletas.
Veja também: Esperto, Tite já convoca grupo para ganhar a Copa América
Cássio - Corinthians
Há praticamente um ano Cássio estava sendo convocado para a Copa do Mundo e vivia boa fase. Na última sexta, Tite deixou o goleiro de fora e convocou Weverton, do Palmeiras, para o lugar. Alisson, do Liverpool e Ederson, do Manchester City aparecem nas duas relações.
No entanto, não se pode dizer que Cássio atravessa uma fase ruim, muito pelo contrário. O arqueiro de 31 anos tem feito bom início de temporada e recentemente pegou dois pênaltis no meio da semana contra o Racing, que classificou o Corinthians para a fase seguinte da Sul-Americana.
Leia mais: Neymar quer ser amado como ídolo no Brasil. Mas a rejeição impera
Fagner - Corinthians
Outro corintiano que não esteve na última lista de Tite foi o lateral Fagner. Em maio do ano passado, o jogador foi convocado como substituto de Daniel Alves, que havia se machucado meses antes do início do mundial. Contestado, o atleta fez uma boa Copa.
Dessa vez, Daniel Alves, totalmente recuperado da lesão foi convocado e Fagner perdeu espaço. Danilo foi o outro nome escolhido pelo treinador da Seleção para a posição. Neste ano, Fagner vem alternando partidas boas e ruins, principalmente com falhas defensivas.
Pedro Geromel - Grêmio
O grande ano de 2017, com a conquista da Libertadores pelo Grêmio e o bom início de 2018, renderam a Pedro Geromel a convocação para a Copa do Mundo. Naquela ocasião, Miranda, Marquinhos e Thiago Silva foram os outros zagueiros relacionados para o mundial.
Quase um ano depois, Miranda, Marquinhos e Thiago Silva foram novamente selecionados para defender a amarelinha. No entanto, Geromel não foi chamado. Militão, que vive fase espetacular no Porto, foi escolhido para fechar o sistema defensivo. Contudo, não significa que o zagueiro tricolor esteja mal, muito pelo contrário, segue apresentado ótimo futebol.
Leia mais: Da Copinha à seleção em dois anos: a ascensão meteórica de Vinicius Jr.
Marcelo - Real Madrid
Talvez a não convocação mais justificada da última seja a de Marcelo. Há um ano, o lateral era uma das peças incontestáveis na Seleção e foi chamado para a Copa junto a Filipe Luis. Contudo, em 2019 a situação mudou completamente de figura e o jogador ficou de fora da última lista.
Desde que voltou das férias no Brasil, o lateral sofreu com problemas de peso e perdeu a titularidade para o jovem Reguillón no Real Madrid. A imprensa internacional já levanta boatos que o atleta estaria de saída para a Juventus na próxima janela. Para a vaga, Tite chamou Alex Sandro.
Fernandinho - Manchester City
Citado como um dos grandes vilões do 7 a 1 para a Alemanha e o 2 a 1 para a Bélgica por torcedores Brasil afora, Fernandinho teve presença garantida nas duas Copas. Homem de confiança de Pep Guardiola, o meia era titular da equipe do Manchester City.
No entanto, Fernandinho sofreu lesão na coxa recentemente e não foi convocado por Tite para os amistosos contra Panamá e República Tcheca. Arthur, Allan e Fabinho foram os novos nomes para a posição de volante escolhidos pelo treinador gaúcho.
Paulinho - Guangzhou Evergrande
Homem de confiança de Tite nas últimas convocações e citado pelo próprio treinador como arma surpresa, Paulinho não foi convocado na última quinta. Há um ano, o jogador vivia boa fase no Barcelona e foi nome incontestável na lista de Tite. Mas a situação mudou.
Logo depois da Copa do Mundo, o volante surpreendeu o mercado da bola e voltou ao Guangzhou Evergrande. Na China, manteve um bom futebol para o nível do país. Contudo, o atleta só disputou sua primeira partida oficial em 2019 nesta sexta-feira, na volta do Campeonato Chinês.
Renato Augusto - Beijinf Guoan
As ótimas atuações de Renato Augusto na China, sendo um dos principais jogadores do campeonato pelo Beijing Guoan renderam ao meia a convocação para a Copa do Mundo.
Assim como Paulinho, Renato voltou aos trabalhos na China há pouco tempo e um dos motivos para a não convocação do meia pode se explicar pela falta de ritmo no início de temporada.
Fred - Manchester United
Contratado pelo Shakthar em 2013, o volante fez ótimas temporadas pelo clube ucraniano e brilhou na época de 2017/2018, o que rendeu a convocação para a Copa do Mundo. No mundial, uma lesão atrapalhou o jogador, que não chegou a ser utilizado.
Contudo, depois que foi comprado pelo Manchester United numa transação que envolveu grandes cifras, o jogador não conseguir manter uma regularidade e não conseguiu ter espaço com José Mourinho e Solskjaer. No banco a maioria das vezes, perdeu espaço na Seleção.
Willian - Chelsea
Mesmo com o Chelsea atravessando grande crise no ano passado com o técnico Antonio Conte, Willian era um sopro de felicidade para os torcedores londrinos e as boas atuações fizeram jus a convocação para a Copa do Mundo.
Quase um ano depois, o atacante não está nem perto do Willian de um ano atrás e figura a maioria das vezes no banco de reservas da equipe. Para a posição Tite convocou Richarlison, do Everton e Everton, do Grêmio.
Douglas Costa - Juventus
Voando antes da Copa do Mundo pela Juventus, sendo um dos principais jogadores na campanha até as quartas da Champions, Douglas Costa foi convocado com louvor por Tite para a Copa do Mundo e foi importante durante o mundial, mas sofreu com lesões.
Quase um ano depois o jogador sofre novamente com uma lesão. Contudo, antes mesma da contusão, o atacante atravessa uma péssima fase e por vezes não era nem relacionado para as partidas. Everton, do Grêmio e Richarlison, do Everton, foram convocados.
Taison - Shakhtar Donetsk
Opção contestada para a Copa do Mundo, Taison é regular e mantém boa fase no Shakhtar Donetsk, assim como estava antes do início do Mundial em 2018.
Neymar - PSG
Principal jogador do atual elenco da Seleção, Neymar se recupera de lesão.
Curta a página do R7 Esportes no Facebook.
Gigante! Relembre 7 momentos de Cássio com a camisa do Corinthians