Cosme Rímoli Esperto, Tite já convoca grupo para ganhar a Copa América

Esperto, Tite já convoca grupo para ganhar a Copa América

Acabou o período de observação pós-Copa. O técnico sabe que precisa vencer a Copa América. Por isso, chama desde Vinícius Júnior a Daniel Alves

Seleção, Neymar, Tite, amistosos da Seleção, Vinicius Júnior,

Vinicius Júnior convocado. Tite já está definindo o grupo para a Copa América

Vinicius Júnior convocado. Tite já está definindo o grupo para a Copa América

CBF

São Paulo, Brasil

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Defensores: Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (PSG), Danilo (Manchester City), Éder Militão (Porto); Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Thiago Silva (PSG);

Meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Felipe Anderson (West Ham), Lucas Paquetá (Milan) e Philippe Coutinho (Barcelona);

Atacantes: Everton (Grêmio), Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Só Neymar não está na lista.

Por conta de sua segunda fratura no metatarso.

Na convocação de Tite para os amistosos contra o Panamá e República Tcheca, o treinador deixou claro que acabou a fase de testes após a Copa do Mundo. 

Foram seis jogos e 17 atletas que nunca haviam sido convocados.

Depois de observar 29 partidas este ano, o técnico optou por buscar a esmagadora maioria de jogadores que quer na Copa América, no meio do ano. Willian e Douglas Costa estão nessas exceções.

O técnico sabe da obrigação em vencer a competição sul-americana disputada no Brasil.

Faltam apenas 105 dias.

O torneio é fraco.

E não pode se dar ao luxo, depois do fracasso na Rússia, de perder.

Seu emprego está em jogo.

Por isso, a busca de os atletas brasileiros mais importantes.

Daí a aposta que não quis fazer na Rússia, Vinícius Júnior.

Falou em detalhes sobre o jogador do Real Madrid.

"Muita calma para a gente não criar expectativa em demasia. Ou criar expectativa baixa e o cara acrescenta mais. A gente tem que ponderar. Vamos deixar que o tempo permita. Acredito que alguns atletas possam apressar etapas de oportunidade.

Precisa de alguns aspectos que precisa, não vou entrar em detalhes, mas sentir o jogo, o vestiário, o peso de vestir a camisa amarela. Isso é inquestionável. Dar mais uma etapa para que ele possa crescer. Ele é jogador agudo, de finta, de um contra um, de atacar espaço."

Se tivesse a precisão técnica e as tomadas de decisão já definidas, aí seria extraordinariamente... Ele tem duas marchas a mais que o normal, no 1 x 1, a mudança de direção, a força é impressionante. Se você observar, quando ele está enfrentando o adversário, ele começa a ir para trás. Vai desenvolver técnica, precisão de finalização. O tempo vai permitir. É toda uma construção.

Tite chama Daniel Alves. Mesmo sabendo que ele não chegará ao Catar

Tite chama Daniel Alves. Mesmo sabendo que ele não chegará ao Catar

CBF

E a convocação do veterano de Daniel Alves, que fará 36 anos em maio. Na Copa do Catar estará com 39 anos. Tite sabe que ele não estará no Mundial. Tanto que agora, atua no Juventus como volante ou fechando o lado direito da intermediária, em uma linha de quatro. Não se movimentando como lateral, indo para o ataque e voltando para defesa, constantemente. Ele não tem mais energia, fôlego para exercer a função.

Daniel Alves vem para ser o líder que faltou na Copa.

"Há um aspecto técnico-tático, ele vem jogando como lateral, ala, às vezes como externo. Conversamos com ele e assistimos a um jogo. Quero ele mais próximo para ter essa avaliação. E ele é um líder muito importante, tem uma capacidade de expressão, anímica, de comportamento, muito forte", assumiu o treinador.

Mas sem radicalismo há espaço para observação. Éder Militão terá uma grande chance como o quarto zagueiro do grupo. Marquinhos, Miranda, Thiago Silva são certos. Mas ele pode ser o outro reserva da zaga.

Felipe Anderson chega do West Ham chega para ser um reserva com capacidade de diminuir o ritmo de jogo. Trocar passes, acalmar o jogo. 

"Felipe empresta suas características ao sistema. Vem dando assistências na Premier League, o que é considerável. Militão tem 25 jogos como zagueiro, e agora temos a função de preparar atletas importantes para a Copa do Mundo. Trabalhar com novos valores que estão se afirmando, e o Militão está inserido nesse aspecto de zagueiro para a Copa. Prefiro ele como zagueiro."

Ao mesmo tempo, Tite está se livrando de jogadores que não aposta mais.

O trio Marcelo, Paulinho e Renato Augusto.

O motivo é o mesmo: falta de energia, vibração, idade. 

Eles pioraram muito depois da Copa do Mundo.

E não mostram perspectiva de melhora rápida, para a Copa América.

"Não está fechada a lista. Tenho minhas tendências, mas minha comissão faz bastante contraponto. Não descarto nem o jovem nem o mais rodado", responde, de forma política, Tite.

Tite adora Marcelo. Mas sabe. Está muito mal fisicamente. Foi esquecido

Tite adora Marcelo. Mas sabe. Está muito mal fisicamente. Foi esquecido

CBF

O Brasil enfrentará o irrelevante Panamá na cidade do Porto, em Portugal, no dia 23 de março.

E irá para Praga, jogar contra a República Checa, no dia 26 de março.

Virão amistosos no Brasil.

Para tentar reconquistar a população deste país.

Cansada de decepção com a Seleção...