Lance Europa sai na frente no 1º dia contra a América na Lopes Cup, em Itu (SP)

Europa sai na frente no 1º dia contra a América na Lopes Cup, em Itu (SP)

Radicada em Sorocaba e das melhores do mundo, Rafa Miiller liderou vitória no primeiro confronto, mas europeus saíram da sexta-feira com 3 a 1 no placar. Confronto segue neste sábado com sessão dupla a partir das 11h e depois às 18h

Lance
Lance

Lance

Lance

O Time Europa saiu na frente após o término do primeiro dia da Lopes Cup, realizado na Apollo Beach Tennis House, em Itu (SP), desafio entre Europa x América, competição inédita no Beach Tennis que reúne os melhores do mundo do masculino e feminino. O formato é semelhante a Laver Cup do tênis e Ryder Cup, do golfe. A premiação total é de R$ 120 mil.

Foi realizada uma cerimônia pouco antes do início dos jogos com os hinos nacionais de todos os países presentes e a competição fez uma homenagem à Ucrânia com o time Europeu trajado de azul e o time americano de amarelo, assim como outros detalhes da quadra com as cores do país do leste europeu.


A equipe da América foi embalada pela torcida brasileira e venceu o primeiro duelo entre Rafaella Miiller, uma das melhores do mundo, e a jovem Isadora Trusz, de 18 anos, que marcaram 7/5 7/6 (10/8) sobre as italianas Veronica Casadei e Nicole Nobile, ambas do top 10 mundial, em longa a disputada partida, salvando set-points na segunda parcial.


"Primeiro jogo acaba que sentimos mais a pressão de começar o torneio, mas seguramos super bem, estava ventando um pouco no começo, mas mantivemos a energia lá em cima , abrimos o placar, elas buscaram, conseguimos fechar . Segundo set foi parecido, mas vencemos, ganhamos na dureza", apontou Miiller. Trusz destacou a importância de jogar ao lado de Rafa Miiller: "Foi incrível, uma honra jogar com a Rafa, ela é minha inspiração . Enfrentar a Nicole e a Veronica foi muito bom, só tem a somar para meu jogo".


Na sequência, em mais um jogo encardido, o capitão italiano Alessandro Calbucci, pentacampeão mundial, entrou em ação e usou sua experiência para derrotar o jovem Léo Branco vencendo por 8/6 em set único no confronto de simples masculino. Nas simples feminina, Ninny Valentini, sétima colocada do ranking, teve a melhor atuação do dia aplicando 8/1 sobre a capitã venezuelana Patrícia Diaz, terceira do mundo.


"Fiquei bem cansada pois apesar do placar a Paty jogou bem, mas eu fiz uma grande partida , apliquei muitos lobs . Fiquei feliz, a atmosfera aqui está incrível . Adoro os brasileiros", apontou Valentini.



No quarto jogo, a dupla mista, Theo Irigaray e Giulia Gasparri, segunda do feminino, derrotam os jovens Daniel Mola e Vitória Marchezini, de 16 anos e no top 10 mundial, por 7/5 6/1. O jogo foi interrompido por conta da forte chuva ainda no meio do primeiro set. Por conta do mau tempo, os jogadores e capitães acordaram em realizar o quinto jogo para o domingo, duelo entre o melhor do mundo, Michelle Cappelletti, e Antomi Ramos, segundo, contra a dupla do venezuelano Ramon Guedez e do paulista João Wiesinger.


"Começamos a partida muito bem, mas veio a chuva, parou o jogo, ficou difícil pra nós na volta, mas voltamos e fizemos um bom segundo set", disse Gaparri sobre a dupla mista. Irigaray destacou a importância de vencer o confronto: "Fizemos um importante ponto pois perdemos a dupla feminina, ficamos em posição difícil , o nosso primeiro set foi bem difícil . Estamos felizes de poder começar na frente esse primeiro dia".

Capitã da América, Paty Diaz comentou sobre o primeiro dia: "Experiência diferente, não estamos acostumadas, é uma ideia muito boa, vai ser muito legal continuar tendo eventos desse jeito e nível para o crescimento do esporte. Nossa equipe está se conhecendo, estamos super motivados para o que teremos, foi só o começo . Estou confiante com nossas emoções, nossa equipe, nosso entrosamento e vamos lá amanhã", apontou Paty que está desde agosto morando em Soracaba: "Acabamos mostrando muitas emoções em alguns momentos e o Time Europa usou bem a experiência nesse primeiro dia, nossa equipe tem atletas mais novos, eles lideram um pouco melhor com isso".

Alessandro Calbucci comentou sobre o primeiro dia positivo para o Time Europa: "Balanço positivo, o resultado no final foi bom. Não conseguimos jogar o último jogo , um confronto que colocamos o bônus nas duas equipes. Primeiro duelo deu uma moral boa ao time América, depois conseguimos uma reação boa comigo nas simples, Valentini jogou muito no feminino, meninos da mista jogaram muito bem, estou muito satisfeito".


Neste sábado serão duas sessões, a primeira a partir das 11h e a segunda a partir das 18h, ambas valendo dois pontos cada. As escalações da primeira sessão já foram definidas com quatro jogos de simples e dois de duplas mistas.


O domingo fecha o torneio com sessão única a partir das 11h e 3 pontos em cada partida mais o jogo atrasado de sexta-feira.

O time europeu tem nada mais nada menos que os números 1, 2 e 3 do ranking do Profesional Beach Tennis Ranking, o italiano Michelle Cappelletti, o espanhol Antomi Ramos e o francês Theo Irigaray, tabela que conta todos os principais eventos do mundo do esporte (acima dos US$ 15 mil em premiação), além do sétimo colocado e capitão da equipe, o italiano radicado no Rio de Janeiro, Alessandro Calbucci. No feminino estão as números 1, 3, 4 e 9 do mundo. As italianas Nicole Nobile, Giulia Gasparri, Ninny Valentini e Veronica Casadei.

O time das Américas tem a vice-líder do ranking, a venezuelana radicada em Sorocaba (SP), Patrícia Diaz, a quinta colocada e também radicada em Sorocaba, a brasileira Rafaella Miiler, a jovem de 16 anos, Vitória Marchezini, top 10 mundial, além dos jovens talentos Isador Trusz , Leonardo Branco e Daniel Mola assim como os experientes João Wiesinger, de São Paulo, e o venezuelano Ramon Guedez.


Serviço:

Quando: Sessão 2 - Sábado a partir das 11h / Sessão 3 - Sábado a partir das 18h. Sessão 4 - Domingo a partir das 11h
Local: Apollo Beach Tennis House
Endereço: Avenida Rafael de Jesus Francischinelli - Pedregulho, Itu - SP


Programação:

Sábado (09/04):


2ª Sessão de jogos
11h - Vitória Marchezini (América) x Nicole Nobile (Europa)
A Seguir - Daniel Mola (América) x Theo Irigaray (Europa)
A Seguir - Rafaella Miller (América)* x Veronica Casadei (Europa)
A Seguir - Ramon Guedez (América) x Michelle Cappelletti (Europa)
A Seguir - Paty Diaz/João Wiesinger (América) x Ninny Valentini/Alessandro Calbucci (Europa)
A Seguir - Leo Branco/Isadora Trusz (América) x Antomi Ramos/Giulia Gasparri (Europa)*


* confronto vale ponto de bônus caso time vença confronto

3ª Sessão de Jogos
A partir das 18h - Capitães decidem escolha dos confrontos momentos antes da sessão

Domingo (10/04):

Última Sessão de jogos - a partir das 11h

TRANSMISSÃO - A transmissão de todos os jogos é realizada pelo canal BTVid no Youtube e pelo portal R7.com . Mais informações no instagram @followthebeachlopescup

Últimas