Casemiro marca, United passeia sobre o Bilbao e larga na frente em semifinal da Liga Europa
Brasileiro abriu os caminhos da vitória no San Mamés; Bruno Fernandes marcou duas vezes e fechou a conta
Lance|Do R7

Se a célebre frase se perdeu, a Europa ainda mantém a mística viva: a camisa vermelha entorta o varal. O Manchester United não tomou conhecimento do Athletic Bilbao e venceu por 3 a 0 em pleno San Mamés, abrindo vantagem na ida da semifinal da Europa League. Ainda na primeira etapa, Casemiro e Bruno Fernandes (2) anotaram os gols do triunfo dos Red Devils no País Basco.
Com o triunfo, a equipe comandada por Rúben Amorim pode perder por até dois gols de diferença no Old Trafford que avança à semifinal. Já os Rojiblancos precisarão vencer por quatro ou mais para o avanço à decisão; três tentos de distancia levam o duelo à prorrogação, e, se necessário, aos pênaltis. O segundo encontro acontece na próxima quinta (8), também às 16h (de Brasília).
Como foi o jogo?
O United buscou o primeiro golpe cedo. Aos quatro minutos, em erro de saída dos bascos, Bruno Fernandes ajeitou de letra, Ugarte esticou e Garnacho, ganhando da defesa no corpo, finalizou cruzado para balançar as redes, mas foi flagrado em impedimento. As respostas foram rápidas: primeiro, Berenguer alçou na área e Iñaki Williams, livre, testou por cima do gol; depois, os papéis se inverteram, e em sobra na área, o camisa 7 finalizou em cima da marcação.
Harry Maguire, o herói da qualificação nas quartas, apareceu de maneira decisiva mais uma vez: o zagueiro, aos 30′, curtiu uma de ponta-direita, fintou Jauregizar e cruzou com estilo. Ugarte raspou na primeira trave, e Casemiro fechou com uma testada firme, inaugurando o marcador no San Mamés. O primeiro golpe jogou o Bilbao contra as cordas, e cinco minutos depois, Hojlund foi puxado na área por Dani Vivian. O árbitro Espen Eskas, ao ser chamado ao monitor, marcou o pênalti e aplicou o cartão vermelho ao zagueiro. Na bola, Bruno Fernandes deslocou Agirrezabala e ampliou a vantagem.
O amasso ficou ainda pior quando Hojlund brigou pela bola na intermediária central, ganhou da defesa, e Ugarte, de calcanhar, deixou Bruno novamente na cara do gol. O português finalizou forte e não deu chances a Agirrezabala, ampliando. No último lance da etapa inicial, Mazraoui pegou rebote de escanteio e acertou o travessão com o pé canhoto.
Na segunda etapa, o United cadenciou o confronto com tranquilidade, e praticamente não foi ameaçado. Inclusive, esteve mais perto do quarto gol: Casemiro voltou a aparecer em jogada aérea, mas acertou o poste esquerdo dos bascos. Entre chances desperdiçadas e ampla posse de bola, os ingleses não mexeram no placar, mas manteve uma vantagem considerável para a volta na próxima semana, diante do seu torcedor.