Lance Brasil consolida o crescimento com vitória histórica na Copa Davis

Brasil consolida o crescimento com vitória histórica na Copa Davis

Coluna comenta o triunfo do Brasil que quebrou uma série de 24 anos na competição

Lance
Lance

Lance

Lance

Primeira vitória fora de casa, na Europa, desde 1999, quando tivemos Guga Kuerten no auge, Jaime Oncins, Fernando Meligeni e Márcio Carlsson. Vitória no piso duro e coberto diante de um time com o número 4 do mundo, Holger Rune. Tudo bem que a principal peça do time da casa chegou não 100% fisicamente e ajudou estar em uma sequência negativa, mas em nada diminui o feito dos meninos do Brasil.

Essa vitória tem como pilar principalmente a subida de Thiago Wild . Venceu o 412 do mundo, sim, era o favorito, mas em Davis o componente emocional fala mais alto e ele mostrou sólido e ainda quebrou uma barreira pessoal vencendo seu primeiro jogo de Copa Davis. 

O fato do paranaense estar confiante com sua melhor fase e ser alçado como o número 1 do país ajudou também Thiago Monteiro . O cearense tinha raras atuações boas em Copa Davis, talvez muito pelo peso de ter que liderar um time sem um número dois à altura até então. 

Hoje temos um Wild sólido, Monteiro que venceu uma partida espetacular e pode adquirir confiança e ainda um Felipe Meligeni crescendo e podendo ser muito útil ao time tanto nas simples como na boa dupla que forma com Rafael Matos e que deu o terceiro e último ponto da equipe. 

Jaime Oncins se mostrou habilidoso e preciso com suas decisões. A fase de Monteiro não era boa enquanto Felipe Meligeni vinha de um US Open excelente. Ele foi pela experiência do cearense e resguardou Felipe para a dupla e o último dia. Deu muito certo.

Temos ainda um Marcelo Demoliner que pode formar uma boa dupla tanto com Matos quanto com Meligeni e somamos agora três opções para simples . Em suma, nosso time se fortaleceu e dependendo do sorteio, em novembro, teremos condições de chegar nas finais de 2024.

Parabéns a todos. A equipe foi gigante. A vitória foi muito importante!

Curtinhas:

A nota triste é nenhuma TV no Brasil ter comprado os direitos de transmissão, primeiro episódio em décadas que isso acontece. Alguns motivos. Primeiro o comercial, a Davis vem caindo em descrédito nos últimos anos com o novo formato. Basta ver as reclamações de alguns dos principais jogadores na web. Segundo que o nosso time não era confiável. Talvez essa vitória abra o olho para que as TVs voltem a se interessar pelos duelos do ano que vem.

Por outro lado a transmissão da CBT TV no Youtube foi ótima com comentários do Paulo Cleto, que foi por muitos anos capitão da Davis.

Comparando com o Beach Tennis, que tenho acompanhado bastante, ficou ainda abaixo de vários torneios. O povo ainda não se acostumou a ver tênis no Youtube.

Últimas