O Bahia emitiu uma nota de repúdio depois que a equipe sub-14 foi alvo de comentários com teor xenofóbico e racista em uma partida válida pela Copa Brasileirinho, em Juatuba-MG, disputada contra a seleção de Juatuba.
Entre as ofensas proferidas, houve frases como "baiano desgraçado" e sons de macaco dirigidos aos atletas da equipe nordestina. Vídeos do ocorrido foram divulgados nas redes sociais.
Na nota de repúdio emitida pelo Bahia, o clube criticou o que aconteceu e pediu "uma resposta à altura da gravidade dos fatos". Ainda destacou que está dando todo o apoio à equipe e que os jovens atletas estão sendo assistidos pela equipe psicossocial.
De acordo com o Bahia, medidas cabíveis serão tomadas, e todos os familiares e jogadores envolvidos serão respaldados pelo time.
Veja a nota de repúdio emitida pelo Bahia:
"O Esporte Clube Bahia vem a público repudiar as ações racistas e xenófobas contra nossos atletas do sub-14, em campeonato realizado no interior de Minas Gerais.
O racismo e a xenofobia são crimes e precisam de uma resposta à altura da gravidade dos fatos ocorridos. É preciso, ainda, reiterar o compromisso do Esporte Clube Bahia na luta contra qualquer tipo de discriminação.
O Esporte Clube Bahia reafirma seu compromisso em zelar pelo bem-estar de todas as crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas com o clube. Por isso, todos os jogadores da categoria estão sendo assistidos pela equipe que os acompanha durante a competição e contam, também, com apoio de nossa equipe psicossocial.
Todas as medidas cabíveis serão tomadas e o clube segue à disposição dos atletas e seus familiares para prestar todo o apoio necessário."