Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Fittipaldi critica falta de liberdade de expressão na F1: 'Sistema está errado'

Automobilismo|Do R7

Tricampeão da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi é voz autorizada para falar sobre o maior campeonato de automobilismo do mundo. E fez o que, de acordo com o mesmo, os pilotos atuais não podem fazer: falar o que pensam. Em entrevista, Fittipaldi criticou a falta da liberdade de expressão que impera atualmente sobre a Fórmula 1.

- Acho que a comunicação tem grande parte nisso. Se há uma palavra que deveria ser permitida a eles, é 'liberdade'. Nos Estados Unidos, todo mundo fala de liberdade de expressão. Se você for piloto da Ferrari, por exemplo, antes da coletiva de imprensa te dirão “você não pode dizer isso” ou “você não deve dizer isso”. Isso é uma m...”. Eu sou um robô, ou tenho uma personalidade? Isso é que foi perdido - afirmou o brasileiro, em entrevista ao site “Motorsport.com”.

Fittipaldi também recordou os problemas que Nico Rosberg mantém com a chefia da Mercedes. Desde que chegou à equipe alemã em 2010, Rosberg foi o segundo piloto, atrás de Michael Schumacher entre 2010 e 2012, e de Lewis Hamilton, entre 2013 e 2015.

- O Rosberg deveria poder falar 'cara, a Mercedes arruinou minha corrida com as decisões deles. Esses imbecis!'. Eles deveriam falar o que quiserem. Em vez disso, eles sentam lá e, perguntados sobre como foi a corrida, eles apenas dizem “Boa” – disse o tricampeão.


Para o brasileiro, a culpa não é dos pilotos, mas de quem os dirige por trás dos bastidores.

- Eles precisam de personalidade. Não é culpa deles. Não são eles que estão errados. O sistema está errado. O pessoal de relações públicas deveria permitir os pilotos falarem mais. Na minha época eu tive uma relação comercial de 20 anos com a Philip Morris, sabia exatamente o que dizer, mas podia falar o que queria. Era permitido que minha personalidade sobressaísse. Eu tinha liberdade de expressão, isso significa tudo. Não culpe os pilotos. Porque eles estão em um ambiente diferente do meu tempo, mas isso precisa mudar. Este esporte e essa atmosfera não podem ser danificados pelo que os atletas são permitidos dizer - concluiu.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.