Grego interessado no Vasco tem aproveitamento superior ao de Textor
Levantamento calcula o aproveitamento de pontos na última temporada (2023-2024 para os times europeus, 2023 para os times da América...
Jogada 10|Do R7
Evangelos Marinakis abalou o noticiário esportivo ao afirmar ter negociações em andamento para comprar a SAF do Vasco. O grego faz parte de um grupo seleto de empresas e empresários bilionários, donos de dois ou mais clubes de futebol espalhados pelo mundo. O “Bolavip Brasil” realizou levantamento inédito, comparando a performance dos clubes nas mãos dos principais investidores do futebol mundial, e descobriu: as equipes que pertencem a Marinakis tiveram aproveitamento superior aos dos times que estão sob o controle de John Textor, dono do Botafogo, e aos dos que eram geridos pela 777 Partners, antiga dona do cruz-maltino.
Metodologia
O levantamento calculou o aproveitamento de pontos na última temporada (2023-2024 para os times europeus, 2023 para os times do continente americano) de 38 equipes, sob o controle de oito donos diferentes.
Foram contabilizados apenas os casos em que a empresa ou o empresário possuem fatia majoritária das ações ou então o controle efetivo do futebol, mesmo sendo um acionista minoritário. Aquisições que ocorreram posteriormente ao período abraçado no levantamento não foram contabilizadas.
Marinakis à frente de Textor e 777
Os times controlados por Evangelos Marinakis, Olympiacos (Grécia) e Nottingham Forest (Inglaterra), tiveram aproveitamento de pontos de 49,5%. O Rio Ave (Portugal), que passou a ser controlado pelo bilionário grego na atual temporada, não foi incluído na média.
O número é superior à média de pontos conquistados na temporada passada pelos quatro times de John Textor, Botafogo, Crystal Palace (Inglaterra), Olympique Lyon (França) e Molenbeek (Bélgica): 46,7%.
É também maior do que a pontuação média conquistada pelos times controlados pela 777 Partners antes de o grupo de Miami entrar em colapso, este ano. Vasco, Red Star (França), Genoa (Itália), Standard Liège (Bélgica), Hertha Berlim (Alemanha), Melbourne Victory (Austrália) tiveram aproveitamento de 47,2%.
Clube de Marinakis teve o terceiro melhor aproveitamento
O Olympiacos, clube do coração de Marinakis, teve aproveitamento de 67%. Na temporada passada, o time foi campeão da Liga Conferência, se tornando o primeiro time grego da história a vencer um título internacional.
Entre os 38 times mapeados no levantamento, o Olympiacos teve o terceiro melhor aproveitamento de pontos. Os dois melhores foram dois clubes que pertencem ao Grupo City: o Manchester City (79%) e o Girona (73%).
O clube com menor aproveitamento no período do levantamento foi um de John Textor: o belga Molenbeek, que conquistou apenas 31% dos pontos possíveis na temporada passada.
Red Bull no topo do levantamento
O levantamento descobriu que a rede multiclubes que pertence à Red Bull foi a que teve maior aproveitamento de pontos na temporada passada. Os quatro times do grupo (Red Bull Leipzig, New York Red Bulls, Red Bull Bragantino e Red Bull Salzburg) tiveram aproveitamento de 56,5%.
Os donos de clube com melhor aproveitamento na temporada passada:
1 – Red Bull (quatro times, incluindo RB Bragantino) – 56,5%
2 – Grupo City (dez times, incluindo o Bahia) – 52,3%
3 – Amber Capital (quatro times) – 52%
4 – David Blitzer (seis times) – 50%
5 – Evangelos Marinakis (dois times) – 49,5%
6 – Jim Ratcliffe (dois times) – 47,5%
7 – 777 Partners (seis clubes, incluindo o Vasco) – 47,2%
8 – John Textor (quatro times, incluindo o Botafogo) – 46,8%
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.