Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022
Publicidade

Rivais tentam quebrar hegemonia do Corinthians no Paulistão

Santos, São Paulo e Palmeiras buscam título para brecar conquistas do Timão, atual bicampeão sob comando de Carille. Torneio começa neste sábado (20)

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Corinthians comemorou o título de 2018 na cada do rival Palmeiras
Corinthians comemorou o título de 2018 na cada do rival Palmeiras Corinthians comemorou o título de 2018 na cada do rival Palmeiras

O Campeonato Paulista da Série A1 de 2019, que terá início neste sábado (20) com quatro jogos, deve ter uma disputa acirrada entre os três grandes clubes da capital (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) e o Santos. O time corintiano, atual bicampeão, é o rival a ser batido. Há também algumas forças no interior, casos de Guarani e Ponte Preta, que reeditarão o dérbi campineiro na primeira divisão do Estadual.

Regulamento

Como na edição anterior, o Paulistão deste ano será disputado por 16 clubes divididos em quatro grupos. As chaves foram distribuídas da seguinte maneira:

Grupo A: Santos, Ponte Preta, São Caetano e Red Bull;

Publicidade

Grupo B: Palmeiras, São Bento, Grêmio Novorizontino e Guarani;

Grupo C: Corinthians, Bragantino, Ferroviária e Mirassol;

Publicidade

Grupo D: São Paulo, Botafogo, Ituano e Oeste.

Na primeira fase, os clubes de um grupo jogarão contra todos os times das demais chaves em turno único. A partir de então, as disputas passarão a ser realizadas em jogos de ida e volta.

Publicidade

Os oito melhores da etapa inicial ganham vaga para as quartas de final. Os vencedores dessa fase farão as semifinais (entre os dias 3 e 7 de abril). Os dois melhores times decidirão o título do Paulistão. Os duelos das finais estão marcados para os dias 14 e 21 de abril.

VAR

A partir das quartas de final, os jogos do Paulistão 2019 terão o recurso do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, na sigla em inglês). A medida foi oficializada pela FPF (Federaão Paulosta de Futebol).

Leia também

Campeão do Interior

Após o término da primeira fase, os times que estiverem posicionados entre o nono e 14º lugar da tabela disputarão o troféu Campeão do Interior - estão excluídos da disputa os clubes da capital e o Santos.

Ricardo Goulart é a principal contratação do Palmeiras
Ricardo Goulart é a principal contratação do Palmeiras Ricardo Goulart é a principal contratação do Palmeiras

Favoritos

Corinthians (atual bicampeão), Palmeiras e São Paulo foram os times que mais investiram em contratações para a temporada e largam na frente como os principais favoritos do torneio.

O time alvinegro terá como principal destaque o retorno do técnico Fábio Carille, após uma curta passagem pelo futebol árabe. Mas a diretoria também buscou reforçar o grupo e contratou nomes como o meia Sornoza (ex-Fluminense), o volante Ramiro (ex-Grêmio) e o zagueiro Manoel (ex-Cruzeiro).

Veja mais: Saiba tudo sobre o Paulistão 2019: datas, regras, participantes, principais destaques, favoritos e campeões

O São Paulo também abriu os cofres para encerrar uma longa fila sem títulos no Estadual — a última conquista aconteceu em 2005. Para tanto, os diretores tricolores apostaram nos gols do atacante Pablo (ex-Athletico Paranaense) e na liderança do meio-campista Hernanes (ex-Hebei Fortune-CHN), que retorna ao clube pela terceira vez.

No Palmeiras, a torcida está ansiosa pela estreia do meia-atacante Ricardo Goulart, de 27 anos, contratado por empréstimo de um ano junto ao Guangzhou Evergrande-CHN. O jogador era um antigo sonho da diretoria que foi concretizado neste ano.

No entanto, o técnico Felipão terá outros reforços de peso — casos do volante Matheus Fernandes (ex-Botafogo) e dos atacantes Carlos Eduardo (ex-Pyramids-EGT) e Athur Cabral (ex-Ceará) — que se juntarão ao elenco campeão brasileiro de 2018 para lutar por um título que os palmeirenses não comemoram há dez anos.

Veja mais:Qual time sai na frente na disputa pelo Campeonato Paulista de 2019?

Já o Santos, que disputou oito finais seguidas nos últimos dez anos (ganhou cinco títulos), apostou na chegada do técnico argentino Jorge Sampaoli para comandar o grupo em busca de mais um título.

Porém, o treinador criou uma polêmica inesperada na véspera da estreia da equipe no Paulistão. Sampaoli disse que desconhecia a situação financeira do Santos e cobrou publicamente a diretoria por reforços.

"Não estava sabendo da situação financeira do Santos. Estamos esperando que as promessas sejam cumpridas", afirmou o técnico argentino em entrevista coletiva.

Clássicos

O primeiro clássico da competição será disputado na terceira rodada. Santos e São Paulo se enfrentarão no dia 27 de janeiro, em jogo marcado para a Vila Belmiro.

Na quinta rodada, será a vez do dérbi paulistano entre Corinthians e Palmeiras, que acontecerá no dia 3 de fevereiro (quinta rodada), no Allianz Parque.

Dérbi campineiro

A edição deste ano do Paulistão também terá a volta de outro dérbi tradicional do futebol paulista: o clássico entre Guarani e Ponte Preta.

Campeão da Série A2 em 2018, o time brugrino - primeira equipe do interior a conquistar o Campeonato Brasileiro, em 1978 - enfrentará o principal rival após um hiato de seis anos em partida marcada para o estádio Moisés Lucarellli.

Já a Ponte Preta é clube do interior que mais vezes chegou à final do Estadual, mas ainda não levantou a taça. O time ponte-pretano decidiu três campeonatos contra o Corinthians (1977, 1979 e 2017), um contra o Palmeiras (2008) e outro contra o São Paulo (1981).

Maiores campeões

O Corinthians, com 29 títulos, é o maior campeão estadual. O time alvinegro é seguido por Palmeiras (22), Santos (22), São Paulo (21), Portuguesa de Desportos (3) e Ituano (2).

A Internacional de Limeira foi o primeiro time interiorano a conquistar o título estadual, em 1986 - venceu o Palmeiras na final. O Bragantino também se tornou campeão, em 1990, ao bater no Novorizontino na primeira decisão entre equipes do interior na história do Paulistão.

Rodada inicial

A primeira rodada do Paulistão da Série A1 2019 terá os seguintes jogos.

Sábado - 20/01

Ponte Preta x Oeste (16h30, em Campinas)

Santos x Ferroviária (17 horas, na Vila Belmiro)

São Paulo x Mirassol (19h30, no Pacaembu)

Bragantino x Guarani (21h30, em Bragança Paulista)

Domingo - 21/01

Botafogo x São Bento (11 horas, em Ribeirão Preto)

Corinthians x São Caetano (17h, Arena Corinthians)

Red Bull x Palmeiras (19 horas, em Campinas)

Segunda-feira - 22/01

Ituano x Novorizontino (18h15, em Itu)

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.