Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Nova regra contra cera de goleiros deu certo na primeira rodada do Brasileirão?

Ex-árbitros ouvidos pelo R7 criticaram atuação dos juízes nos jogos de abertura do Campeonato Brasileiro

Futebol|Do R7

O árbitro Ramon Abatti Abel, no jogo entre Palmeiras e Botafogo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Cesar Greco/Palmeiras

A IFAB (International Football Association Board) apresentou uma série de medidas com o objetivo de aumentar o tempo de bola rolando no futebol. As novas regras incluem alternativas para reduzir a cera durante as partidas e já estão valendo para o Campeonato Brasileiro, que começou no final de semana.

Segundo o novo protocolo, a regra determina que, assim que a bola estiver disponível para reposição, inicia-se uma contagem de oito segundos para que o goleiro a coloque em jogo.

Leia mais:

“A contagem não começa se um jogador adversário estiver na frente, tentando impedir uma reposição rápida, ou logo após uma defesa, quando o goleiro ainda não está em posição”, diz o ex-árbitro de futebol Sálvio Spinola, em conversa com o R7.

“O cronômetro só começa a valer a partir do momento em que o goleiro está pronto para repor a bola em jogo”, acrescenta.


Caso o goleiro ultrapasse o limite de tempo estabelecido, será marcada cobrança de escanteio para o time adversário e não mais um tiro livre indireto, como previa a regra anterior.

Como foi o primeiro teste no Brasileirão

Entre os dez jogos disputados na rodada, nenhuma infração foi marcada. Entretanto, em alguns momentos o novo protocolo gerou debate.


“Já na primeira rodada os árbitros não agiram conforme a proposta. Não foi efetivo, não cumpriram com o que foi planejado e treinado com antecedência. Foi observado jogadores segurando a bola, deitado, jogadores ganhando tempo nos nove jogos”, disse a ex-árbitra de futebol, Ana Paula Oliveira, em entrevista ao R7.

“Os árbitros ameaçam fazer a contagem, porém a tomada de decisão que esperávamos não aconteceu. Isso é ruim, pois a primeira rodada costuma ser o cartão de visitas da competição”, completou.


Juventude x Vitória

No jogo, pela primeira vez, o árbitro Paulo César Zanovelli levantou os braços, indicando o início da contagem de oito segundos.

O goleiro Gustavo, do Juventude, afastou a bola da sua área para evitar a marcação do escanteio para o adversário.

Vasco x Santos

Aos três minutos do segundo tempo, o goleiro santista Gabriel Brazão permaneceu com a bola por cerca de 10 segundos, e o árbitro Rafael Rodrigo Klein também iniciou a contagem. O goleiro percebeu o braço levantado do juiz e se livrou da bola.

Palmeiras x Botafogo

No segundo tempo da partida, já nos acréscimos, ocorreu uma infração à nova regra que não foi marcada.

O goleiro John, do Botafogo, permaneceu cerca de 20 segundos deitado com a bola em sua área antes de fazer a reposição. No entanto, o árbitro Ramon Abatti Abel não sinalizou a infração.

Falta de rigor dos árbitros

“A primeira rodada do Campeonato Brasileiro, mostrou que a arbitragem não vai ser rigorosa. Eu entendo que a comissão de arbitragem deveria ter mostrado o cartão de visitas e simbolizar que vão cumprir a nova regra. Os árbitros foram muito tolerantes e não cumpriram o protocolo com rigor “, diz Sálvio.

O ex-árbitro também levanta a preocupação sobre possíveis injustiças que a postura negligente da arbitragem na primeira rodada possa gerar nas próximas partidas e em outras competições.

“Se o Weverton (goleiro do Palmeiras), no próximo jogo, fizer o mesmo que o John (Botafogo) e deitar em cima da bola, não vai criar uma injustiça? Ele pode dizer que com o John não marcou, comigo vai marcar?”, completa.

“Tivemos uma mudança de postura em relação aos cartões amarelos e vermelhos em lances de disputas. Já na primeira rodada, foram algumas expulsões, agora, em relação a perda de tempo com os goleiros, nenhum árbitro teve coragem de aplicar o novo protocolo”, afirma Ana Paula.

Pressão para a segunda rodada

A falta de ação dos árbitros contra a cera na primeira rodada do campeonato pode ser um reflexo de como será aplicado a nova regra ao longo da competição. Ou também um espelho do despreparo ou falta de coragem dos juízes para tomar novas atitudes.

“A grande maioria dos árbitros que estavam em campo na rodada eram experientes e com o escudo Fifa. Eles deveriam ter tomado atitude e serem menos permissivos, isso daria respaldo para quem for apitar na segunda rodada. Agora, veremos a próxima rodada iniciar sob pressão contra os juízes, esperando o primeiro a aplicar a regra virar notícia”, finaliza Ana Paula.

Brasil é o primeiro país a adotar o protocolo

O Brasileirão 2025 é o primeiro campeonato a implementar o novo protocolo. Isso porque o calendário do futebol no Brasil é diferente do restante do mundo.

A nova regra passará a valer nos outros países a partir do dia 1º de julho.

Antes do início do Campeonato Brasileiro, a comissão de arbitragem enviou um comunicado aos clubes informando sobre a implementação da nova regra. Aqui no Brasil, a medida também será aplicada na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde.

“A cera, a perda do tempo por parte do goleiro tem sido algo gritante, explícito, no futebol. O goleiro vai, se joga no chão, bota a bola nos braços, olha para o jogo, olha para o juiz, parece que ele tem todo tempo do mundo e não é assim. Com isso, o árbitro previne uma punição de surpresa e aplica a regra quando esse tempo de 8 segundos estoura”, diz o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, em ofício enviado pela entidade a todos os clubes.

Para Sávio, a nova regra precisa ser observada nas demais competições. Com a nova regra sendo implementada e aplicada rigorosamente nas competições ao redor mundo, a tendência é que aqui no futebol brasileiro, a postura dos árbitros brasileiros mude.

“Vamos ver no Mundial, na Europa, quando os árbitros assistirem aos outros juízes punindo os jogadores, vão pensar que deixaram de ser rigorosos e passarão a aplicar a regra. Pode ser que mude algo”, finaliza Sálvio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.