Morre o inglês Gordon Banks, goleiro campeão mundial de 1966
Ele também sempre será lembrado pela chamada "defesa do século" na Copa de 1970, em cabeçada de Pelé, que agora o homenageou no Instagram
Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

O goleiro campeão do mundo pela Inglaterra em 1966, Gordon Banks, morreu nesta terça-feira (12), em Stoke, Inglaterra, aos 81 anos de idade, após uma longa batalha contra um câncer renal. Ele deixa a mulher, Ursula, e três filhos, Julia, Robert e Wendy.
Leia mais - City passa dos 100: os times com mais gols na temporada europeia
Banks é considerado um dos maiores goleiros da história, tendo feito a chamada "defesa do século" na Copa de 1970, no jogo Brasil x Inglaterra, pela primeira fase, após cabeçada de Pelé em que a bola quicou no chão antes de o goleiro espalmá-la.
Na ocasião, o goleiro atuava pelo Stoke City, clube que defendeu entre 1967 e 1972. Ao saber da morte do inglês, Pelé postou uma homenagem a Banks no Instagram, publicando uma foto de ambos, já mais velhos, seguida de um emotivo "textão."
"Embora fosse realmente fenomenal, minha memória de Gordon não é definida por isso (a sensacional defesa)- é definida por sua amizade. Ele era um homem gentil e caloroso que dava demais para as pessoas", diz um trecho.
Nascido em Sheffield, Reino Unido, ele iniciou no futebol profissional em 1958, no Chesterfield, transferindo-se no ano seguinte para o Leicester City, onde atuou até 1967.
O goleiro estreou na seleção inglesa como titular em 1963, após ganhar posição de Ron Springett, que era o titular desde 1959.
Naquela estreia a Inglaterra perdeu por 2 a 1 da Escócia mas, no jogo seguinte, em 8 de maio, contra o Brasil do técnico Aymoré Moreira, Banks se firmou com boa atuação no empate por 1 a 1. O gol brasileiro foi marcado pelo ponta-esquerda Pepe.
Pelé e Zito não jogaram porque, na folga da véspera, o táxi em que estavam, junto com o radialista Geraldo José de Almeida, bateu. Não foi nada grave, mas os ferimentos leves os impediram de atuar em Wembley.
Banks defendeu o English Team em 73 jogos, entre 1963 e 1972, ano em que, após um acidente automobilístico, perdeu a visão de um olho, fato que praticamente provocou o fim antecipado de sua carreira.
No Mundial de 1966, consagrou-se dentro de uma geração que fez história, ao lado de craques como Bobby Moore e Bobby Charlton. A defesa inglesa, cuja zaga era composta por Jack Charlton e Bobby Moore era caracterizada pela solidez.
Isso sem dúvida contribuiu para o trabalho de Banks, que só veio a tomar gols na semifinal naquela Copa, após pênalti convertido por Eusébio, na vitória inglesa por 2 a 1 sobre Portugal.
A morte do goleiro causou comoção no meio futebolístico inglês. O ex-atacante Gary Lineker, que atuou nas Copas do Mundo de 1986, da qual foi artilheiro, e 1990, postou uma homenagem ao ex-goleiro no Twitter.
Leia também
Paul Scholes é anunciado como novo técnico de time da 4ª divisão inglesa
Romeno Mircea Lucescu deixa o cargo de treinador da seleção da Turquia
Quanto tempo eles levaram para marcar o 1º gol na Europa? Confira!
Zagueiro Phil Jones estende contrato com o Manchester United até 2023
Tottenham pode pagar R$ 240 milhões por meia do Bounermouth
"Oh não. Gordon Banks, um herói absoluto para mim e inúmeros outros, morreu. Vencedor da Copa do Mundo, foi um dos maiores goleiros de todos os tempos, e um homem tão lindo e amável. #RIPGordon."
O Stoke City também publicou uma nota de pesar pela morte de Banks.
"Da família de Gordon Banks, é com grande tristeza que anunciamos que Gordon faleceu pacificamente na madrugada de hoje. Estamos devastados pela perda dele, mas temos tantas lembranças felizes e não poderíamos ter mais orgulho dele."
No portal da Fifa, que considerou Banks o melhor goleiro do mundo em 1966, 1967, 1968, 1969, 1970 e 1971, ele foi homenageado com a seguinte declaração:
"Lamentamos muito a notícia da morte do vencedor do da Copa do Mundo da Inglaterra, Gordon Banks. Ele foi um dos maiores goleiros do futebol, um provedor de impressionantes recordações da Copa do Mundo e um cavalheiro. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos."
Veja a galeria - Máquina de títulos: CR7 foi campeão por todas as equipes em que jogou
O homem não se cansa de ganhar títulos. Seis meses depois de chegar à Juventus, Cristiano Ronaldo faturou sua primeira taça com a equipe de Turim. Dos quatro clubes que defendeu, além da seleção portuguesa, o atacante acumulou conquistas em todos. Con...
O homem não se cansa de ganhar títulos. Seis meses depois de chegar à Juventus, Cristiano Ronaldo faturou sua primeira taça com a equipe de Turim. Dos quatro clubes que defendeu, além da seleção portuguesa, o atacante acumulou conquistas em todos. Confira a vitoriosa trajetória de CR7