Ex-Corinthians, Paulinho comenta sucesso no Mirassol e rejeita propostas de outros clubes
Em entrevista exclusiva ao R7, executivo de futebol avaliou desempenho surpreendente da equipe no Brasileirão
Futebol|Carol Malheiro*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Mirassol é a principal surpresa do Brasileirão de 2025. Jogando a Série A pela primeira vez, a equipe não só cumpriu o objetivo primário de permanecer na elite do futebol brasileiro como está próxima de garantir uma classificação inédita para a Libertadores de 2026.
E o sucesso do time vai muito além dos 11 titulares e passa, principalmente, pelo trabalho de bastidores realizado pelo clube do interior de São Paulo.
Em entrevista exclusiva ao R7, o executivo de futebol do Mirassol, Paulinho, admitiu que a campanha da equipe até aqui não era esperada internamente no início da temporada, mas que nada vem por acaso. Segundo ele, a quarta colocação no campeonato é fruto de um trabalho coletivo e, principalmente, da melhora da comunicação entre a diretoria e os demais departamentos do clube — área identificada pelo ex-jogador como ainda muito deficiente no futebol.
“É uma equipe que trabalha muito, que estuda para entregar o melhor para os atletas. E é o que eu sempre falo: ser verdadeiro e leal com as pessoas é um ponto importante dentro do futebol e é o que tem acontecido no Mirassol. Toda essa campanha que o clube vem fazendo, nós sabemos internamente o porquê. Com o pé no chão, com muito humildade, porém, com muita ambição, acho que isso é importante para mim, colocar ambição no projeto. Estamos chegando na reta final da temporada com muito ainda a ser alcançado.”
Paulinho chegou ao Mirassol para ocupar a função de coordenador técnico em dezembro de 2024. A princípio, as metas traçadas junto à diretoria eram chegar ao mata-mata do Paulistão e evitar o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, ambas já conquistadas. Seis meses depois, ele já foi promovido para o cargo de executivo enquanto era sondado por outros clubes.
“Conversei com a diretoria do Mirassol e eles entenderam que seria o momento certo para mudança de cargo. A rotina diária é muito diferente, mas isso te ajuda muito para aprender a lidar com umas situações na parte prática.”
Leia mais
Mesmo com uma carreira recente como gestor, Paulinho tem contribuído com novas ideias e mudanças para o clube. Contudo, ele destaca que tem mais aprendido com a comissão do Mirassol do que o clube tem aprendido com ele.
“Venho aprendendo com eles todos os dias, com o pessoal da comissão técnica, o Tamarino, professor Ivan que já está aqui há mais de 20 anos, eles sabem muito bem com funciona o clube. Venho para ajudá-los da melhor maneira possível. Me ajuda, sim, ter sido jogador de futebol em alto nível, me ajuda em algumas questões como lidar com atletas ou qualquer outro profissional, seja com treinador, com auxiliar, nutricionista.”
Paulinho no Corinthians? Foco é o Mirassol
Durante o estudo e a preparação para se tornar gestor de futebol, Paulinho acompanhou o trabalho de perto de grandes nomes da área, entre eles, Fabinho Soldado, dirigente de futebol do Corinthians; e Thiago Scuro, CEO do Mônaco, e uma das principais inspirações para o executivo do Mirassol.
“Quando saí do Corinthians, eu fiquei no CT quatro dias acompanhando o dia a dia do Fabinho Soldado. Ele próprio pediu para que eu ficasse com ele para começar a aprender. Tive uma conversa com ele na qual falei que ia estudar, que ainda não era o momento ideal. O Fabinho também me falou que o clube estava passando por uma transição de gestão”, explicou Paulinho.
Sobre a possibilidade de trabalhar no Corinthians no momento, Paulinho garantiu que está focado no Mirassol, apesar da história construída no Timão e da idolatria no time.
“Sempre serei grato pelos convites que recebo e que ainda vou receber, mas hoje estou focado no Mirassol, estamos fazendo um trabalho com muita sabedoria e discernimento. Sempre deixei claro que o dia que tiver interesse do Corinthians e de outros times vai ser um processo natural, eu tenho certeza de que será algo muito saudável.”
*Sob supervisão de Camila Juliotti
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
