Logo R7.com
Logo do PlayPlus
BRASILEIRO 2022

Emoção e homenagens de amigos do Liverpool marcam funeral de Diogo Jota e André Silva

Irmãos morreram na quinta-feira (3), após um acidente de carro na Espanha

Futebol|Estadão Conteúdo

Familiares e amigos se despedem de Diogo Jota e André Silva, em Zamora, na Espanha Pedro Nunes/Reuters

Jogadores do Liverpool e da seleção portuguesa se reuniram com familiares e amigos neste sábado (3) para o funeral de dois companheiros de equipe — Diogo Jota e André Silva —, irmãos que morreram em um acidente de carro na Espanha nesta quinta-feira (3).

O capitão do time inglês, Virgil van Dijk, chegou com um arranjo de flores em forma de camisa de futebol com o número 20, usado por Jota.

Andrew Robertson, outro colega de Diogo do Liverpool, levou um arranjo semelhante com o número 30 de André Silva, que atuava pelo Penafiel, de Portugal.

Rúben Neves e João Cancelo participaram da cerimônia após jogarem pelo Al-Hilal na derrota para o Fluminense, nos Estados Unidos, pelo Mundial de Clubes.


Os dois choraram durante o minuto de silêncio feito antes da partida. Neves, que foi companheiro de Jota no Wolverhampton, ajudou a carregar o caixão.

Às 10h, os sinos da Igreja Matriz de Gondomar, cidade portuguesa onde a missa foi celebrada, anunciaram o início do funeral. Os caixões foram levados da capela até o interior da igreja, seguidos por familiares, colegas de futebol e centenas de amigos — incluindo jogadores do Gondomar FC, onde Jota começou a carreira aos 9 anos.


O técnico da seleção portuguesa, Roberto Martínez, e jogadores como Bernardo Silva, Rúben Dias e Bruno Fernandes também estiveram presentes.

 “Estes são dias muito, muito tristes, como vocês podem imaginar”, disse Martínez. “Mas hoje mostramos que somos uma família grande e unida. O espírito deles estará conosco para sempre”, completou.


A missa foi celebrada pelo bispo do Porto, Manuel Linda. A igreja ficou lotada — dezenas de pessoas acompanharam a cerimônia do lado de fora, por alto-falantes. Depois, os corpos foram levados ao cemitério ao lado da igreja — em uma despedida mais íntima, com aplausos durante o enterro.

Como foi o acidente

Diogo Jota, de 28 anos, e André Silva, de 25, foram encontrados mortos perto de Zamora, na Espanha. O carro em que estavam — uma Lamborghini — bateu em um trecho isolado da estrada e pegou fogo logo depois da meia-noite de quinta-feira (3).

A polícia investiga as causas, e há indícios de que um pneu furado possa ter provocado o acidente. Nenhum outro veículo esteve envolvido.

Jota — jogador do Liverpool e da seleção portuguesa — morreu apenas 11 dias após se casar com Rute Cardoso, com quem tinha três filhos. O mais novo nasceu no ano passado. André Silva jogava pelo Penafiel, na segunda divisão de Portugal.

A notícia causou comoção em todo o país e no mundo do futebol. Autoridades portuguesas, clubes e torcedores enviaram mensagens de condolência.

Fãs do Liverpool deixaram flores e cachecóis em frente ao estádio Anfield. Houve também um minuto de silêncio antes da partida entre Portugal e Espanha pela Eurocopa feminina, e antes dos jogos das quartas de final do Mundial de Clubes, na sexta-feira (4).

Veja vídeo

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.