Dorival já usou esquema tático de Ramón Díaz na passagem pelo Flamengo; conquistou Libertadores e Copa do Brasil
Ex-técnico da seleção brasileira utilizava o 4-3-1-2 em 2022, mesmo esquema do Corinthians de Ramón Díaz
Futebol|Lucas Caetano*, da Record

O Corinthians anunciou, nesta segunda-feira (28), Dorival Júnior, de 62 anos, como novo técnico para a temporada. Dorival chegou à seleção brasileira em janeiro de 2024, encerrando a passagem pela amarelinha em março de 2025, após a derrota por 4 x 1 para a Argentina, nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Antes de comandar a seleção, Dorival teve passagens por diversos clubes brasileiros, sendo os mais recentes – e vitoriosos – o Flamengo, em 2022, que venceu a Copa do Brasil e a Libertadores; e o São Paulo, em 2023, que conquistou a Copa do Brasil.
Dorival Júnior chega ao Corinthians após a demissão de Ramón Diáz em 17 de abril. O argentino deixou o comando do Timão após uma sequência de resultados ruins na Copa Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro. Apesar da fase recente ruim, Ramón Diáz conquistou o Campeonato Paulista de 2025, tirando o Corinthians de uma seca de 6 anos sem nenhum título.
A formação tática utilizada por Ramón nos últimos meses foi um 4-3-1-2, com uma linha de quatro na defesa, laterais que apoiam o ataque, um volante posicional (Raniele), José Martínez na cobertura, Carrillo ligando o meio de campo ao ataque, e Rodrigo Garro armando as jogadas para Memphis e Yuri Alberto. Curiosamente, a formação de Dorival Júnior no vitorioso Flamengo de 2022 utilizava o mesmo esquema tático, como mostra a arte abaixo:

Na ocasião, Dorival teve de repensar a equipe após a lesão do atacante Bruno Henrique em junho, que o tirou dos gramados até o fim da temporada de 2022. O time, então, adotou esse esquema que colocava Gabriel Barbosa e Pedro para atuarem juntos no ataque, sendo alimentados por um meia criativo (Arrascaeta). Mais atrás, três meio campistas com funções diferentes: Éverton Ribeiro conectava a defesa ao ataque, enquanto João Gomes o auxiliava pelo outro lado do campo, já as sobras ficavam nos pés de Thiago Maia, um volante clássico de marcação. Os laterais ocupam os cantos do campo em revezamento, com Rodinei sendo ainda mais ofensivo que Filipe Luís, que construía as jogadas por dentro.
As semelhanças entre as duas equipes não são apenas no desenho em campo, mas as características individuais dos jogadores também são similares, com exceção das duplas de zagueiros e o lateral esquerdo, que no time carioca eram mais construtores:
- Hugo e Santos: goleiro seguro que opera milagres em momentos decisivos.
- Matheuzinho e Rodinei: lateral direito ofensivo.
- Raniele e T. Maia: volante de contenção.
- J. Martínez e J. Gomes: volante faz-tudo (desce para marcar e sobe para atacar).
- Carrillo e É. Ribeiro: meio campista de ligação
- Garro e Arrascaeta: meia-ofensivo com liberdade de criação.
- Y. Alberto e Gabigol: atacantes móveis e finalizadores
- Memphis e Pedro: atacantes com alto poder de fogo e distribuidores de passes (Memphis sendo mais móvel e Pedro, mais físico).
- Comandando o Flamengo em 41 jogos, Dorival teve um aproveitamento de 70%, com 26 vitórias, 8 empates e 7 derrotas, além de dois títulos. A equipe rubro negra de 2022 marcou 77 gols (1.8 por jogo) e sofreu 35 (0.8 por jogo).
O Dorival Júnior terá à disposição essa equipe do Corinthians para disputar o Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil neste ano. Dorival estreia pelo Corinthians nesta quarta-feira (30) na partida de ida contra o Novorizontino pela terceira fase da Copa do Brasil, em Novo Horizonte. O ex-seleção brasileira tem um contrato válido até dezembro de 2026, com um salário de aproximadamente 2 milhões de reais mensais.
*Sob supervisão de Camila Juliotti