Disputa de bola entre jogadores do Corinthians e do Boca Juniors
Rodrigo Coca / Agência CorinthiansNesta terça-feira (5), o Corinthians faz o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, às 21h30 (de Brasília), contra o Boca Juniors, na Bombonera (Argentina). Na partida de ida, na Neo Química Arena, o placar terminou em 0 a 0 e qualquer empate leva a disputa para os pênaltis.
O Timão não passa dessa fase da competição continental desde a conquista do título em 2012, que na segunda-feira (4) completou dez anos. De lá para cá, o clube de Parque São Jorge participou de cinco das nove edições da Libertadores e em quatro delas foi eliminado nas oitavas de final. Em uma delas pelo próprio Boca Juniors, em 2013.
Nas três presenças seguintes a mesma história, com quedas para: Guaraní, do Paraguai (2015), Nacional, do Uruguai (2016) e Colo-Colo, do Chile (2018). Em 2020, em sua última participação, o Corinthians foi eliminado ainda na fase pré-Libertadores para o Guaraní (Paraguai), algoz de 2015.
O mesmo aconteceu em 2011, antes do título, quando caiu para o Deportes Tolima (Colômbia). Aliás, o Timão tem um histórico longo de eliminação em oitavas de final. Em 2010, o Flamengo passou pelo Timão nesta fase da competição e nos anos de 2003 e 2006, o River Plate (Argentina) foi o carrasco.
A melhor campanha, sem contar o título em 2012, foi uma semifinal, perdendo para o rival Palmeiras, que já havia despachado o clube de Parque São Jorge nas quartas de 1999. Três anos antes, a equipe também parou nas quartas pelo Grêmio-RS.
Onde estão os 28 atletas campeões da Libertadores pelo Corinthians