Sem vereadores suficientes, Câmara deixa de votar novo feriado em SP na Copa
Prefeitura ainda podereverter impasse em sessão extraordinária, que anda não foi marcada
Copa do Mundo 2014|Fernando Mellis, do R7
A ausência de vereadores suficientes na Câmara de São Paulo pode fazer com a cidade fique sem feriado na próxima segunda-feira (23). O prefeito Fernando Haddad (PT) pediu nesta manhã que o Legislativo reavalie a lei municipal da Copa e autorize o Executivo a definir em quais dias de jogos haverá feriado.
Em coletiva, nesta tarde, o prefeito disse que já havia articulado com o presidente da Câmara, José Américo (PT), para que essa mudança fosse votada ainda hoje. A expectativa dele era de que, com a aprovação do dispositivo, o feriado pudesse ser decretado até o fim da noite.
Haddad argumentou que na próxima segunda-feira, haverá jogo na Arena Corinthians; além de um jogo do Brasil.
— Combinando isso com a volta do feriado prolongado de muitas pessoas, poderia trazer muito transtorno para a cidade.
Segundo a Câmara, não há previsão de uma nova votação extraordinária. A Prefeitura de São Paulo informou que até agora não tem uma posição oficial sobre o caso.
O projeto de lei original elaborado encaminhado ao Legislativo previa que além da abertura da Copa, o Executivo teria autorização para decretar outros feriados. Esse dispositivo foi suprimido pelos vereadores.
O pedido de Haddad à Câmara acontece um dia após os paulistanos enfrentarem transtornos antes do jogo do Brasil. Muitas empresas dispensaram os funcionários após o meio-dia, o que causou mais de 300 km de vias congestionadas no começo da tarde.
Leia mais notícias de São Paulo
Mais cedo, o líder do governo na Câmara, vereador Arselino Tatto (PT), chegou a dizer que era possível aprovar o novo feriado. A oposição diz que mais feriados na cidade prejudicariam o setor comercial.