No Grupo da Morte, Itália e Costa Rica duelam para se aproximar das oitavas
Equipes, vitoriosas na primeira rodada, se enfrentam na Arena das Dunas
Copa do Mundo 2014|Do R7
A surpreendente Costa Rica e a poderosa Itália, que estrearam com vitória na Copa do Mundo, se enfrentarão nesta sexta-feira (20) às 13h (horário de Brasília), em duelo que pode deixar o vencedor muito perto de garantir sobrevivência no Grupo da Morte.
No primeiro jogo pelo torneio, os costarriquenhos surpreenderam ao vencerem o Uruguai, por 3 a 1, em Fortaleza. Na outra partida do Grupo D, em embate de gigantes, a tetracampeã Azzurra bateu a Inglaterra, por 2 a 1, em Manaus.
Com uma geração mais jovem e um novo estilo de jogo, o elenco italiano renovado de Cesare Prandelli terá outra chance para mostrar o futebol de toque de bola, que parece ter deixado de lado o famoso 'catenaccio', a retranca que a seleção do país apresentou por anos.
Zebra da Copa, Costa Rica avisa que não vai jogar pelo empate contra a Itália
Do outro lado, mostrando um futebol aguerrido e sem medo de errar, principalmente abusando dos chutes de longa distância e jogadas aéreas, a Costa Rica vai atrás de igualar a campanha de 1990, a melhor feita até hoje pelo país, quando avançou até às oitavas de final.
A preocupação com o calor, que as duas seleções encararam na primeira rodada está presente para o segundo jogo na competição, que acontecerá na Arena Pernambuco, em Recife. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura no horário da partida deve estar próxima aos 26º C. O volante Daniele De Rossi admitiu, em entrevista recente, que o calor é um "vilão". O atacante costarriquenho Cristian Bolaños admitiu que os europeus estão sofrendo intensamente, e que a seleção caribenha pode tentar tirar vantagem disso.
Por um gol a mais de saldo, a Costa Rica lidera a chave que conta com três seleções campeãs mundiais. Depois de bater o Uruguai, a equipe dirigida pelo colombiano Jorge Luis Pinto não deve ser alterada.
No lado italiano, Prandelli deverá efetuar, como previsto, algumas alterações na equipe titular nesta sexta-feira. Nos treinos realizados em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, o goleiro e capitão Gianluigi Buffon, o lateral direito Ignazio Abate e o meia Thiago Motta apareceram no time titular. Contra a Inglaterra, na primeira partida, Sirigu atuou como titular no gol enquanto Buffon se recuperava de uma entorse no tornozelo; está será a quinta Copa do Mundo na carreira do experiente goleiro, alcançando a marca do alemão Lothar Matthaus e do mexicano Antonio Carbajal.
O zagueiro Chiellini, que jogou na lateral-esquerda contra o English Team, pode voltar à posição de origem, no lugar de Paletta, para permitir a entrada de Abate entre os 11, com Darmian voltando para o lado esquerdo. Focado no jogo que pode colocar a Itália muito perto das oitavas de final, o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta deverá entrar no lugar do volante Verratti.
Prováveis escalações
Itália: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e Darmian; De Rossi; Candreva, Verratti (ou Thiago Motta), Pirlo e Marchisio; Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.
Costa Rica: Navas; Gamboa, Duarte, González, Umaña e Díaz; Tejeda, Borges e Bolaños; Bryan Ruíz e Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto.
Árbitro: Enrique Osses (Chile)