Holanda e Chile duelam por liderança do grupo B na Arena Corinthians
Confronto deve decidir adversário do Brasil nas oitavas de final
Copa do Mundo 2014|Do R7

Holanda e Chile fazem nesta segunda-feira (23) às 13h (horário de Brasília), a "final" do grupo B da Copa do Mundo, em que o vencedor garantirá a primeira colocação e, provavelmente, fugirá de um encontro com o Brasil nas oitavas de final.
As duas seleções venceram as duas partidas iniciais na competição e somam seis pontos. Como levam vantagem no saldo de gols (5 a 4), os vice-campeões mundiais precisam apenas de um empate para garantir a liderança e encarar o segundo colocado do grupo A.
Como a rodada final do grupo B — que ainda tem Austrália e Espanha na Arena da Baixada, em Curitiba —, acontece mais cedo, holandeses e chilenos não saberão ao término da partida que adversários pegarão na fase seguinte. Isso só acontecerá após os jogos entra Brasil e Camarões e México e Croácia, que serão disputados às 17h (horário de Brasília).
Neymar marcou mais rápido em Copas que Pelé, Romário e Ronaldo; relembre
Líderes depois da goleada sobre a Espanha por 5 a 1, e da sofrida vitória sobre a Austrália por 3 a 2, em jogo de duas viradas, os europeus chegam com mais problemas, afinal, não terão o suspenso Robin Van Persie, e podem perder Arjen Robben, poupado dos últimos dois treinos por apresentar dores musculares. Desfalque praticamente certo é o do zagueiro Bruno Martins Indi, que sofreu concussão após uma queda na partida contra os australianos. Com isso, Ron Vlaar e Memphis Depay entrarão no time, substituindo os dois jogadores que estão fora. Para o lugar de Robben, Jeremain Lens é a principal opção.
O certo é que pela primeira vez desde amistoso contra a China em 1996, a Holanda entrará em campo sem jogador que tenha Van no nome. O atacante do Manchester United é o único do elenco com a preposição típica dos nativos do país. Na pré-lista, a equipe ainda tinha Rafael Van der Vaart e Patrick Van Aanholt, que foram cortados.
Técnico do México é a melhor coisa que você vai ver nas redes sociais nesta Copa
Se no amistoso contra os chineses, disputado em Tilburg, na Holanda, os 'Oranges' venceram, na última vez em que entraram em campo sem um Van em Copas do Mundo, perderam para a Bélgica por 1 a 0, em 1994.
O Chile, por sua vez, também terá problemas para a partida, já que o meia Arturo Vidal não está garantido devido ao problema no joelho que apresentou antes da competição. Além disso, como está pendurado, poderá ser preservado. A situação semelhante está o meia Charles Aránguiz, que sequer treinou neste sábado (21). Sem os dois, Jorge Valdívia e Felipe Gutiérrez, ganhariam vaga no time titular, formando meio com Mauricio Isla, Marcelo Díaz e Eugenio Mena.
Nesta segunda-feira, os chilenos esperam manter a supremacia sul-americana sobre os europeus na Arena Corinthians, afinal este é o terceiro jogo envolvendo seleções dos dois continentes no estádio. Primeiro, o Brasil bateu a Croácia por 3 a 1, e depois o Uruguai derrotou a Inglaterra por 2 a 1.
Prováveis escalações:
Holanda: Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij e Blind; De Jong, De Guzmán, Clasie e Sneijder; Robben (ou Lens) e Depay. Técnico: Louis Van Gaal.
Chile: Bravo; Medel, Silva e Jara; Isla, Díaz, Vidal (ou Gutiérrez), Aránguiz (ou Valdívia) e Mena; Sánchez e Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.
Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia), auxiliado por Evarist Menkouandé (Camarões) e Felicien Kabanda (Ruanda).
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo.



