Em Fan Fest, "Dona Zica" diz que não tem culpa por empate e reclama de jogo ruim
Mais de 35 mil pessoas se reuniram para acompanhar partida entre Brasil e México em São Paulo
Copa do Mundo 2014|Bárbara Garcia, do R7

A segunda edição do Fifa Fan Fest foi marcada pela diversidade cultural e recorde de público. Mais de 35 mil pessoas se reuniram no Vale do Anhangabaú para acompanhar a partida entre Brasil e México desta terça-feira (17), segundo organizadores do evento. Entre eles, o mexicano Roberto Gutierrez, de 34 anos, que veio do estado de Quintana Roo para assistir aos jogos da Copa na companhia do sobrinho.
Muitos dos presentes ficaram decepcionados com o placar de 0 a 0, mas não Gutierrez.
— Não importa. O jogo e o evento estavam ótimos. Tudo foi excelente. Ainda vou para Cuiabá e Rio.
Ao contrário do mexicano, o sul-africano Adrien Pornkhorst, de 33 anos, deixou o local com a cabeça feita: o goleiro mexicano é o melhor do mundo.
— O Brasil tentou, tentou e tentou de novo mas ele pegou todas!
Ela jura que não foi culpa dela, mas a Dona Zica também passou por lá. A aposentada de 83 anos escolheu, sem medo, o local para curtir a festa acompanhada apenas de sua bengala.
— Hoje eu não tô nada bem. Não gostei do jogo. E eu ainda perdi no bolão! Apostei em 3 a 0 para o Brasil e acabei perdendo R$ 10. Será que aquele português [Cristiano Ronaldo] não tava jogando? Só pode, um jogo tão ruim.
A insatisfação com o resultado da partida não se refletiu na experiência de cidadania que Dona Zica presenciou na tarde desta terça-feira.
— Não foi difícil chegar aqui. Eles [público] me respeitaram e foram muito educados.
Ocorrências
Segundo o Comandante Regional Inspetor Jorge da GCM (Guarda Civil Metropolitana), o público superou a primeira edição.
— A primeira edição foi mais tranquila porque era feriado. Hoje, muitas pessoas saíram do trabalho e vieram para cá.
Ainda de acordo com o comandante, a GCM apreendeu cerca de 5 mil itens antes do início do jogo, a maioria bebidas vendidas por comerciantes ambulantes sem o credenciamento da Fifa. O efetivo colocado nas ruas para fazer a segurança do evento foi de 130 homens.
Apesar de classificar o evento como tranquilo, o comandante contou ao R7 que houve um princípio de manifestação próximo ao Vale do Anhangabaú, porém, não soube informar quais grupos participaram da manifestação.
Ao atingir a lotação máxima, os dois portões que cercam o telão foram fechados e muitos torcedores tiveram de assistir ao jogo do lado de fora. A proibição gerou um tumulto que foi controlado rapidamente, segundo a Polícia Militar.
O número de atendimentos nos pronto-socorros foi baixo, segundo a coordenadora Natássia Rodrigues.
— Por bebida houve apenas um atendimento neste posto. Antes do jogo fomos procurados por algumas pessoas que acabaram pisoteadas durante o fechamento dos portões.
Ao final da programação, o grupo Turma do Pagode subiu ao palco para animar o público que não desanimou com o empate de 0 a 0.