Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dois primeiros jogos da Copa em Brasília geraram mais de 25 toneladas de lixo no DF

102 garis se dedicam à limpeza do estádio e outros 90 trabalhadores à Fan Fest

Copa do Mundo 2014|Do R7, com Agência Brasil

Brasília é a cidade que mais deve produzir lixo durante a Copa
Brasília é a cidade que mais deve produzir lixo durante a Copa Brasília é a cidade que mais deve produzir lixo durante a Copa

Brasília já foi palco de três jogos da Copa do Mundo e nas duas primeiras partidas foram produzidas 25,2 toneladas de resíduos no Estádio Nacional, o Mané Garrincha, e na área do Taguaparque, em Taguatinga (DF), destinada ao Fifa Fan Fest.

Segundo o SLU (Serviço de Limpeza Urbana) do Distrito Federal, 102 garis se dedicam à limpeza do estádio e mais 90 trabalhadores à Fan Fest.

No primeiro jogo na capital federal, no último dia 15, entre o Equador e a Suíça, foram recolhidas três toneladas de lixo seco da área externa do Mané Garrincha e sete toneladas de lixo orgânico. O público que assistiu a essa partida foi de 68.351 pessoas. No mesmo dia, no Fifa Fan Fest, os garis recolheram mais de duas toneladas de lixo seco.

Leia mais notícias no R7 DF

Publicidade

Conheça o hotel projetado por Niemeyer que vai receber as seleções que vão jogar em Brasília

No jogo entre a Costa do Marfim e a Colômbia, com 68.748 torcedores, foram coletados no estádio quatro toneladas de lixo seco e 6,7 toneladas de lixo orgânico. No Fifa Fan Fest, o total de material seco chegou a 2,5 toneladas.

Publicidade

O SLU ainda não contabilizou o que foi recolhido no jogo entre o Brasil e Camarões, que teve público de 69.112 torcedores. Segundo o órgão, o lixo orgânico é destinado ao Lixão da Estrutural, o depósito de resíduos da cidade que recebe mais de duas mil toneladas de lixo por dia. Os recicláveis são enviados para a cooperativa de catadores 100 Dimensão, que faz a triagem do lixo seco produzido na Copa do Mundo.

A Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) informou que o Brasil deverá gerar um volume adicional de cerca de 15 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos durante a Copa, incluindo o total gerado com o turismo, nos estádios e nos Fan Fests que ocorrem nas cidades-sede do torneio.

Publicidade

Segundo a associação, que representa as empresas que atuam nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, as cidades em que haverá maior geração de lixo são Brasília (1.827,66 toneladas), São Paulo (1.681,20 toneladas), Rio de Janeiro (1.616,63 toneladas) e Fortaleza (1.467,16 toneladas).

O MMA (Ministério do Meio Ambiente) contemplou seis cidades-sede com R$ 2,3 milhões para as operações de limpeza: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal e São Paulo. A iniciativa para estimular a coleta seletiva visa a fortalecer a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que até 2 de agosto deste ano apenas rejeitos orgânicos deverão ser enviados para os aterros sanitários.

Os recursos foram usados em capacitações, gastos com remuneração, aquisição de uniformes e equipamentos de proteção, alimentação e transporte dos catadores, logística para transporte do material coletado e divulgação das ações de coleta seletiva solidária.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.