Copa do Mundo 2014 Brasil recebeu 1 milhão de turistas estrangeiros durante a Copa

Brasil recebeu 1 milhão de turistas estrangeiros durante a Copa

Movimentação nos aeroportos superou a do Carnaval e das festas de fim de ano

Brasil recebeu 1 milhão de turistas estrangeiros durante a Copa

Governo avaliou positivamente organização da Copa

Governo avaliou positivamente organização da Copa

Delmiro Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo

Cerca de 1 milhão de turistas estrangeiros, de 202 países, visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo, segundo o Ministério do Turismo. Outro balanço, da Polícia Federal, indica que 700 mil estrangeiros entraram no País. O número supera a expectativa inicial do governo, que era de 600 mil.

Os 21 aeroportos que atenderam às demandas das 12 cidades-sede tiveram média diária de 485 mil passageiros, 120 mil a mais do que registrado no Carnaval deste ano. O número também foi maior do que o movimento no período de fim de ano. Segundo o governo, 7,46% dos voos atrasaram.

O governo ainda destacou o uso do transporte público durante o evento. Em São Paulo, 90% dos torcedores foram à Arena Corinthians utilizando metrô ou trem. No Rio de Janeiro, o metrô foi a escolha de 65% das pessoas que foram ao Maracanã. Em Recife, 63% do público usou o metrô ou o BRT.

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, afirmou que o evento esportivo mobilizou 177 mil profissionais de segurança pública, defesa e inteligência e não houve nenhuma falha na rede de fornecimento de energia para os jogos. "Nós perdemos a taça, mas o Brasil ganhou a Copa", resumiu, destacando que o povo brasileiro soube tratar os visitantes e festejar "num clima receptivo".

Por último, Mercadante afirmou que houve ampliação de cerca de 350 mil metros quadrados em terminais de passageiros. Até 30 de maio, os investimentos realizados em aeroportos chegaram a R$ 8,78 bilhões. Na área de mobilidade, o ministro ressaltou que foram construídos 130,9 quilômetros de corredores de ônibus e de BRTs (sigla em inglês para Bus Rapid Transit).

Um levantamento feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e divulgado pelo Ministério do Turismo mostrou que 83% dos turistas internacionais consideraram que a visita ao Brasil durante a Copa do Mundo atendeu plenamente ou superou as expectativas. Além disso, 95% desses turistas têm a intenção de voltar ao País.