Conheça 7 craques da Copinha que irão jogar o Paulistão 2025
Jovens talentos ganham oportunidade e brilham nas equipes principais do futebol paulista
Futebol|Do R7
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a mais tradicional competição de base do Brasil, é um celeiro de talentos que frequentemente brilham nas equipes principais dos clubes paulistas. Disputada anualmente por 128 times de todo o país, a famosa Copinha é um dos torneios mais cobiçados pelos jovens promissores do futebol brasileiro.
Com o início do Paulistão 2024, confira alguns jogadores que já se destacaram na Copinha e agora brilham no principal campeonato estadual do Brasil.
Lucas Moura
O atacante Lucas Moura, que já defendeu Tottenham e PSG, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2010, pelo São Paulo. Naquela época, o jogador ainda era conhecido como Marcelinho, em razão da semelhança com o ex-jogador Marcelinho Carioca.
Naquele ano, o campeonato que revelou Lucas Moura e também Casemiro, volante do Manchester United, foi decidido nas penalidades máximas contra o Santos, com direito a três pênaltis defendidos pelo goleiro são-paulino, Richard.
Leia mais
Ryan Francisco
O garoto de 18 anos do São Paulo tem brilhado nesta edição da Copinha, com 8 gols marcados e artilharia isolada na competição até aqui. Nascido em 21 de novembro de 2006, Ryan Francisco teve seu contrato renovado até a metade de 2028, com uma multa rescisória de 60 milhões de euros, o que dá aproximadamente R$ 374 milhões.
No fim do ano passado, o garoto atuou na partida contra o Botafogo, pela última rodada do Brasileirão, quando entrou no lugar de William Gomes.
Na última segunda (20), Ryan entrou em campo contra o Botafogo-SP em partida válida pelo Campeonato Paulista. A partida terminou sem gols.
William Gomes
Fechando as joias tricolores, William Gomes fez boa participação na Copinha de 2024 e passou a virar opção no banco de reservas do time principal do São Paulo.
O atacante chegou a entrar em campo por três vezes em 2023, mas sem brilho. Com Zubeldía, o atacante ganhou novas oportunidades e passou a ser uma aposta do treinador argentino para a segunda etapa das partidas.
Natural de Aracaju, no Sergipe, o canhoto de 1,70m se destaca pela velocidade e força no chute.
Estevão
Quando o Palmeiras estreou no Brasileirão de 2024, em 14 de abril, Estêvão tinha apenas sete jogos pelo time profissional, sem nunca ter completado 90 minutos em campo. Ele era mais uma promessa da base alviverde, ainda prestes a completar 17 anos e com um gol marcado.
Oito meses depois, o atacante recebeu o Prêmio Bola de Prata da competição. O atacante conquistou a torcida palmeirense e teve um ano mágico. Além de brilhar no clube, foi convocado duas vezes para a seleção brasileira e foi vendido ao Chelsea, da Inglaterra, para onde vai no meio de 2025.
No início de 2023, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pela base palmeirense. No fim da temporada, fez a estreia no profissional: aconteceu justamente na última rodada do Brasileirão, contra o Cruzeiro, em jogo que garantiu o título nacional para o Palmeiras.
No início de 2024, disputou novamente a Copinha. Durante o Paulistão, começou a ter mais chances no time de cima até ganhar espaço de fato no Campeonato Brasileiro.
Luighi
O Palmeiras iniciou sua campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025 com uma performance avassaladora, aplicando uma goleada de 9 a 0 sobre o Náutico-RR na Arena Barueri nesta sexta-feira. A partida, que marcou a estreia do Verdão na competição, demonstrou a força e o potencial das categorias de base do clube paulista.
O placar elástico foi construído com gols de diversos jogadores, evidenciando a qualidade coletiva da equipe. Luighi, artilheiro da noite, marcou duas vezes.
Desde os 10 anos no Palmeiras, Luighi foi campeão em todas as categorias de base pelo clube e sempre teve ótimos números. Em 2023, ele acumulou os melhores da sua carreira, quando marcou 21 gols em 22 jogos nas principais competições do time sub-17.
Abel Ferreira logo passou a chamar Luighi para treinos com o profissional no ano passado. A força física e a inteligência tática do garoto impressionaram o treinador, que intensificou essas convocações para o time principal neste ano.
Breno Bidon
Breno Bidon foi eleito o melhor jogador da Copa São Paulo de 2024, destacando-se pela liderança e qualidade técnica ao comandar o Corinthians na competição. O jovem talento demonstrou habilidade em momentos decisivos, sendo um dos pilares para o bom desempenho do time paulista.
Após o término da Copinha, Breno foi integrado ao elenco principal do Corinthians. O jogador terminou a temporada com 45 jogos e um gol marcado pelo Timão. A diretoria do clube vê o jovem como um dos atletas com maior potencial de venda em 2025.
Hugo
Tratado como joia nas categorias de base do Flamengo, onde acumulou conquistas, incluindo duas Copinhas (2016 e 2018), Hugo teve a experiência de ser convocado aos 19 anos para a seleção brasileira dois anos antes de fazer sua estreia como profissional.
Contratado no início de julho de 2024 com a missão de defender o gol do Corinthians após a saída de Carlos Miguel e o fim da era Cássio, Hugo teve impacto imediato na equipe.
Além das defesas importantes com a bola rolando, o goleiro ainda provou protagonismo ao defender quatro pênaltis em eliminatórias: um contra o Grêmio (Copa do Brasil), e três, consecutivos, diante do Red Bull Bragantino (Conmebol Sul-Americana).