Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com fim da Copa, o que acompanhar no futebol nacional e internacional?

Próximo Mundial será apenas no fim de 2022, mas 2018 ainda reserva uma nova competição oficial entre seleções; Brasil volta a campo em setembro

Futebol|Guilherme Padin, do R7

Depois de queda na Copa, seleção brasileira volta a jogar em setembro, nos EUA
Depois de queda na Copa, seleção brasileira volta a jogar em setembro, nos EUA Depois de queda na Copa, seleção brasileira volta a jogar em setembro, nos EUA

A Copa do Mundo acabou e a ansiedade por sua próxima edição, desta vez, vai durar ainda mais tempo, isto porque o Mundial de 2022 será apenas em novembro e dezembro. Com tanta espera, portanto, o que acompanhar no futebol internacional e no Brasil?

Se o vistoso futebol das seleções europeias — dominantes nas semifinais da Copa da Rússia — deixou saudades, a Liga das Nações pode ser a solução.

Veja também: Mbappé iguala Pelé. E sai da Copa maior que Neymar

Criada pela Fifa em janeiro passado para abolir os amistosos e aumentar a competitividade entre seleções da Europa, a Liga das Nações começará em 6 de setembro.

Publicidade

Veja mais: A exótica Copa no Catar já começou. Fifa impõe 48 seleções

O recém-criado torneio terá as Ligas A, B, C e D e, na edição inaugural, cada uma das chaves será dividida de acordo com o coeficiente do ranking de seleções da Uefa, com as melhores equipes na Liga A e as piores na Liga D.

Publicidade

Para as edições seguintes — competição será disputada de dois em dois anos —, as melhores colocadas serão promovidas e, as piores, rebaixadas.

Confira: Seleção francesa chega a Paris com a taça de campeã do mundo

Publicidade

Esta edição da Liga das Nações já reserva dois jogos entre as duas atuais campeãs da Copa do Mundo. No Grupo 1 da Liga A, França e Alemanha jogarão em 6 de setembro e 16 de outubro. 

E a seleção brasileira? 

Após a eliminação para a Bélgica no Mundial da Rússia, o Brasil volta a campo em dois amistosos no mês de setembro. Ambos os confrontos serão nos Estados Unidos.

Sabe-se, até o momento, que um dos dois jogos será contra os norte-americanos. O outro adversário ainda não foi definido. A seleção de Tite jogará um dos jogos em Nova York.

O primeiro grande teste da seleção brasileira será no ano que vem, quando o Brasil sediará a Copa América. O torneio terá sete cidades-sede: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Brasília; última vaga é disputada entre Recife e Fortaleza.

No Brasil, entre clubes, a bola já rola nesta segunda

Quem estava sentindo falta do futebol brasileiro já vai poder matar a saudade nesta segunda-feira (16).

Pela Copa do Brasil, duas partidas — ambas serão jogos de volta das oitavas de final — movimentam o dia seguinte da final da Copa: Cruzeiro x Atlético-PR, no Mineirão, e Vasco x Bahia, em São Januário.

Nos duelos de ida, a Raposa venceu o Furacão por 2 a 1 e o Tricolor da Bahia bateu o Cruzmaltino por 3 a 0.

Exclusivo: O R7 encontra grupo que invadiu a final da Copa. Algemado

O Campeonato Brasileiro também não demora a voltar: na quarta (18) e na quinta (19) ocorrem os jogos da 13ª rodada da maior competição de futebol do Brasil.

Destaque para os seguintes confrontos: Flamengo x São Paulo, Corinthians x Botafogo, Grêmio x Atlético-MG e os clássicos Vasco x Fluminense e Santos x Palmeiras.

Para equipes brasileiras, a Copa Sul-Americana retorna na última semana de julho e a Copa Libertadores na segunda semana de agosto.

Futebol europeu? Apenas em agosto

As principais ligas nacionais da Europa começam apenas no mês de agosto.

Em 10 e 11 de agosto (sábado e domingo), a bola rola para o Campeonato Inglês e o Campeonato Francês.

No final de semana seguinte (18 e 19 de agosto), começam o Campeonato Espanhol e o Campeonato Italiano.

Por fim, o Campeonato Alemão terá início entre 24 e 26 de agosto.

A fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, que já vive seus estágios eliminatórios, será apenas a partir de 18 de setembro, e terá fim no dia 12 de dezembro.

Relembre 10 fatos que marcaram a Copa do Mundo na Rússia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.