Clássicos nacionais marcam início das oitavas da Copa do Brasil
Nesta quarta-feira, o Corinthians recebe o Flamengo; o Santos vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG e Flu e Cruzeiro jogam no Maracanã
Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7
As oitavas de final da Copa do Brasil têm início nesta quarta-feira (15) com grandes clássicos nacionais. Seis campeões da competição se enfrentam em jogos que prometem empolgar os torcedores.
Leia mais: Romero pode se despedir do Corinthians já na próxima semana
Na Arena Corinthians, às 21h30, Corinthians (campeão em 1995, 2002 e 2009) e Flamengo (campeão em 1990, 2006 e 2013) fazem o chamado "Clássico das Multidões", em um jogo que será uma prova de fogo para o instável Corinthians diante do elenco qualificado do rubro-negro. A partida de volta será no dia 4, no Maracanã.
Às 19h15, o Atlético-MG (campeão em 2014), que surpreendeu com seu bom início no Brasileiro, enfrenta o empolgante Santos (campeão em 2010), que, sob o comando de Jorge Sampaoli, é o time brasileiro que tem demonstrado mais equilíbrio dentro de campo. As duas equipes voltam a se encontrar no próximo dia 6, na partida de volta.
Também às 21h30, outro clássico de campeões deverá levar um bom público ao Maracanã, onde se enfrentam Flu e Cruzeiro.
O time de Minas Gerais (campeão em 1993, 1996, 2000, 2003, 20017 e 2018) encara a incógnita Fluminense (campeão em 2007) que, após incrível vitória por 5 a 4 sobre o Grêmio, foi derrotado por 1 a 0 para o Botafogo, pelo Brasileiro. O jogo de volta ocorrerá no dia 5 de junho.
CORINTHIANS X FLAMENGO
No clássico entre os dois clubes com as maiores torcidas do Brasil, o Corinthians tentará superar as dificuldades que tem apresentando na criação e finalização.
Vágner Love é a maior esperança de gols, em um momento no qual Boselli não tem conseguido se livrar dos marcadores. Gustagol, ainda se recuperando de um edema na coxa, continua como baixa.
O meia-atacante Pedrinho, com uma contratura muscular nas costas, é dúvida. Desta forma, Mateus Vital, que vem agradando pela mobilidade, deverá ser mantido.
Leia mais: Pedrinho não treina com bola e segue como dúvida no Corinthians
Conforme disse o técnico Fábio Carille, após o empate com o Grêmio, no último sábado (11), o time ainda está se encontrando.
“A gente evoluiu em tudo, estamos buscando posições ainda. O Vital fez um baita jogo lá pela esquerda, o Clayson fez a direita, perdi o Pedrinho no aquecimento, entrou com as costas travadas que era um jogador para ir para cima. A gente evoluiu, tá com saída, mas não estou contente com o passe simples.”
Já o Flamengo, que só volta a jogar pela Libertadores após a Copa América, deverá entrar com seu time titular.
Leia mais: Liderado por Lincoln, Flamengo roda elenco e colhe frutos no Brasileirão
Diego Alves, que retornou ao gol do time no jogo contra a Chapecoense, no domingo (12), deverá começar a partida, justamente no estádio em que estreou pelo Flamengo, em 30 de julho de 2017, no empate por 1 a 1 com o Timão.
Ficha técnica:
Corinthians x Flamengo
Local: Arena Corinthians, São Paulo (SP)
Data e horário: quarta-feira (15 de maio), às 21h30
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rafael da Silva Alves (RS)
Corinthians: Cássio; Fagner, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Ramiro (Júnior Urso) e Sornoza; Mateus Vital, Vágner Love e Clayson.
Flamengo: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.
ATLÉTICO-MG X SANTOS
O técnico Jorge Sampaoli deverá ter todos os jogadores do Santos à disposição para a partida. Além de Rodrygo, o destaque do time tem sido o lateral-esquerdo Jorge, que chegou em abril e já está mostrando desenvoltura pelo setor.
Leia mais: Veja por que Sampaoli e a torcida do Santos vivem um lindo caso de amor
Sampaoli está mais preocupado com o jogo de volta, já que, na ocasião, boa parte do time, formada por jogadores estrangeiros, deverá estar à disposição de suas seleções na preparação para a Copa América. Esse problema também assola os outros clubes.
Para o treinador, a equipe não irá priorizar nenhuma competição neste momento. O foco, portanto, está no Atlético-MG, e não no Palmeiras, próximo adversário no Brasileiro.
- Entendo que estamos passando um bom momento futebolístico, até porque estamos mantendo uma forma. Mas há muitas equipes boas. Agora é ir passo a passo. Para a partida contra o Palmeiras falta, primeiro, jogar contra o Atlético-MG. O Palmeiras tem um elenco muito forte, com um ano de trabalho com o mesmo técnico. Mas primeiro vamos planejar o jogo contra o Atlético.
Leia mais: Parceria com a LeCoq renderá valores extras ao Atlético-MG
O Atlético-MG tem obtido bons resultados sob o comando de Rodrigo Santana, que começou como interino. O time, porém, tentará se recuperar de sua primeira derrota no Brasileirão, contra o Palmeiras, por 2 a 0, que custou a liderança à equipe mineira.
O Atlético-MG irá voltar a jogar no Independência, já que a fase inicial da Libertadores e os primeiros jogos do Brasileiro foram disputados no Mineirão, estádio no qual a equipe fez história.
Ficha técnica
Atlético-MG x Santos
Local: Estádio independência, Belo Horizonte (MG)
Data e horário: quarta-feira (15 de maio), às 19h15
Árbitro: Rodrigo D’alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Kleber Lúcio Gil (SC)
Atlético-MG: Victor; Guga, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Adilson, Elias, Luan, Chará e Geuvânio; Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana.
Santos: Everson; Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Diego Pituca, Carlos Sánchez, Jean Mota e Jorge; Rodrygo e Soteldo.Técnico: Jorge Sampaoli.
FLUMINENSE X CRUZEIRO
O Fluminense voltará a ter o meia Paulo Henrique Ganso, que retornou no último domingo (12), após ficar quatro jogos de fora devido a uma contusão. O atacante Pedro, que tem se firmado após um longo período ausente, em função de fratura, deverá ter Yony González como parceiro no setor.
Leia mais: Yuri é anunciado oficialmente como novo reforço do Fluminense
No esquema do técnico Fernando Diniz, as triangulações ofensivas são fundamentais e Luciano, atacante de origem, deverá funcionar como um ponta de lança ao iniciar as jogadas na entrada da área, como tem feito ultimamente.
Diniz, após a derrota para o Botafogo, ressaltou que o time não deve ficar restrito à boa movimentação e ao toque de bola.
“A equipe está evoluindo. Precisa traduzir o desempenho em vitórias. Precisamos ganhar, pontuar. Não é que temos que jogar pior para ganhar. Temos que continuar jogando e vencer. A melhor forma de vencer é criando chances de gol e evitando o do adversário.”
Leia mais: Derrota para o Internacional acende alerta no Cruzeiro
Em uma fase de altos e baixos, o Cruzeiro busca reencontrar o bom futebol, após derrotas como a ocorrida no último domingo (12), por 3 a 1, para o Internacional.
Leia também
Orejuela surpreende, se recupera de estiramento e está pronto para jogar
Soteldo despista Santos favorito no BR e cita evolução em seu futebol
Palmeiras chegará a 30 jogos contra argentinos na Liberta; veja números
Santos tem sequência difícil fora de casa até parada da Copa América
Cuéllar diz desconhecer propostas e garante: 'Estou feliz no Flamengo'
O volante Henrique, que ficou de fora contra o time gaúcho, volta à equipe. O lateral-direito Orejuela, o meia Marquinhos Gabriel e o atacante Raniel também voltam a ficar à disposição do treinador.
O técnico Mano Menezes considera que o estilo versátil do time carioca, que enfrentará o Cruzeiro também no próximo domingo (18), pelo Brasileiro, irá dificultar sua equipe.
"O Fluminense é um grande adversário, que joga diferente da maioria dos clubes brasileiros. Talvez o Santos e o Fluminense podemos colocar em uma proximidade no jeito e numa variação de jogo. Temos que nos preparar adequadamente para pensar nestes dois jogos (da Copa do Brasil). Nosso objetivo agora é chegar às quartas de final. Para isso, temos que fazer dois granes jogos diante do Fluminense, porque tenho certeza que eles vão nos impor muitas dificuldades.”
Ficha técnica:
Fluminense x Cruzeiro
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: quarta-feira (15 de maio), às 21h30
Árbitro: Luiz Flávio de Oiveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Neuza Inês Back (SP)
Fluminense: Rodolfo; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz e Caio Henrique; Allan (Airton), Daniel,Paulo Henrique Ganso e Luciano; Yony González e Pedro. Técnico: Fernando Diniz.
Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Fred. Técnico: Mano Menezes.
Saiba quais são os estádios da Copa América de 2019, aqui no Brasil