Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zagueiro da Inter de Limeira viveu tensão na Ucrânia, marcou Salah e foi capitão da Chape após tragédia

Aos 32 anos, Douglas Bacelar, que já passou também por São Paulo e pelo futebol turco, retorna para o Brasil para a disputa do Paulistão

Campeonato Paulista|Pietro Otsuka, do R7

Douglas Bacelar já marcou Salah e foi vice-campeão europeu e capitão da Chape após tragédia
Douglas Bacelar já marcou Salah e foi vice-campeão europeu e capitão da Chape após tragédia Douglas Bacelar já marcou Salah e foi vice-campeão europeu e capitão da Chape após tragédia

Aos 32 anos, Douglas Bacelar disputará pela segunda vez o Paulistão 2023, que terá transmissão exclusiva da Record TV na televisão aberta. O zagueiro, que foi vice-campeão da Liga Europa no futebol ucraniano, já marcou o egípcio Salah, além de ter sido capitão do projeto de reconstrução da Chapecoense após a tragédia de 2016, vestirá as cores da Inter de Limeira e estará na partida inaugural do torneio, neste sábado (14), às 11h (de Brasília), contra o São Bernardo. 

Com passagem também pelo São Paulo, o defensor conhece o Campeonato Paulista e tem o objetivo de ajudar a levar a Inter de Limeira novamente às fases finais do torneio. Depois de parar no Corinthians nas quartas de final de 2021, o Leão bateu na trave na última edição e viu o Guarani avançar no Grupo A por conta dos critérios de desempate. 

"Nós não vemos a hora de começar logo o campeonato. O nível é altíssimo, mas nossa equipe se preparou bem. Ainda estamos naquele processo de conhecer melhor os companheiros, mas soubemos aproveitar bem essa pré-temporada, estamos confiantes", afirma Bacelar. "A gente quer incomodar também neste ano. Nenhum jogo é fácil, mas queremos estar na briga pela classificação. Essa tem que ser a mentalidade do grupo", afirma. 

É o melhor estadual do Brasil. O nível de competição é altíssimo%2C tem as equipes consideradas grandes%2C que estão na Série A%2C mais o RB Bragantino e diversos clubes do interior que estão disputando a Série B%2C a Série C. O nível do Paulistão%2C ainda mais neste ano%2C é muito alto

(Douglas Bacelar, zagueiro da Inter de Limeira)

Vice-campeão europeu e adversário de Salah

Em 2013, Douglas Bacelar jogou contra um jovem Salah
Em 2013, Douglas Bacelar jogou contra um jovem Salah Em 2013, Douglas Bacelar jogou contra um jovem Salah

Em 2013, muito antes de disputar o Paulistão pela Inter de Limeira, um jovem Douglas Bacelar desembarcou em Dnipro, na Ucrânia, para jogar pelo time da cidade, o FK Dnipro, que disputava a primeira divisão ucraniana. Em três temporadas pela equipe, o defensor chegou a ser vice-campeão da Liga Europa na temporada 2014/2015, e inclusive foi escolhido para a seleção do torneio. 

Publicidade

"Sem dúvida, foi a melhor fase da minha carreira. Claro que a equipe chegando na final de um campeonato dessa grandeza ajuda, mas foi a melhor temporada que eu tive, tanto individual quanto coletivamente", diz o jogador. 

Antes disso, porém, Bacelar lembra quando enfrentou ninguém menos do que o egípcio Mohamed Salah, em 2013. Na época, o craque que hoje veste a camisa do Liverpool dava seus primeiros passos no Basel, da Suíça.

Publicidade

"Naquela época, ele já era o jogador diferencial da equipe dele. Já se via que ele era um grande jogador, de muita qualidade, que estava acima dos outros jogadores da equipe. Mas, naquele período ali, eu não imaginava que ele poderia chegar ao nível em que ele está atuando agora. Mas já era um jogador diferente", conta.

Tensões na Ucrânia

Bacelar também relembra, em meio às alegrias em campo, os momentos de tensão vividos num país que, desde 2014, com a tomada da Crimeia — região-alvo de grande disputa geopolítica — por parte da Rússia, viu escalar os problemas até o estopim da guerra, em fevereiro do ano passado. 

Publicidade

"Em 2014, quando começaram esses conflitos, nós ficamos bem preocupados. Não tínhamos muitas informações, então foi um momento de bastante apreensão. Tentávamos manter contato com a embaixada brasileira, para termos algum suporte se eventualmente chegasse aonde chegou agora, mas na minha época não chegou às proporções de agora", relembra. 

"Quando retornei, em 2020, ainda continuava com os mesmos problemas, nas mesmas regiões, mas não passava pela cabeça de ninguém chegar a esse ponto que nós estamos vendo agora, essa escalada que está tendo, né. Nem os próprios ucranianos imaginavam que chegaria a esse ponto, que é tão triste."

O maior desafio da carreira

Depois de três anos no futebol ucraniano, Douglas Bacelar voltou para o Brasil para jogar no São Paulo, no fim de 2016. No Morumbi, porém, o defensor pouco ficou. No início de 2017, veio o que o zagueiro classifica como "maior desafio da carreira": ser capitão na reconstrução da Chapecoense, que ainda chorava pela dolorosa tragédia que tirou 71 vidas num acidente de avião, incluindo 19 jogadores da Chape, além da comissão técnica e dirigentes. 

"Foi o maior desafio da minha carreira. Era um momento bem delicado, de reconstrução em todas as áreas do clube. Todos muito abalados ainda, porque a cidade de Chapecó respira a Chapecoense", relembra o defensor. 

Aquele grupo de jogadores que estava no acidente%2C o que eles estavam fazendo%2C era um momento épico%2C na carreira deles%2C na história do clube%2C na história da cidade%2C então foi muito difícil%2C difícil mesmo. Além de todos os amigos que tínhamos ali%2C a gente se coloca no lugar%2C né. Estamos na mesma profissão%2C a gente se coloca no lugar%2C foi difícil%2C bem complicado

(Douglas Bacelar, zagueiro da Inter de Limeira)

Apesar da grande responsabilidade, o zagueiro recorda com carinho sua passagem por Chapecó. Logo na primeira temporada, o time, que era dado como provável rebaixado no Brasileirão, fez a melhor campanha do segundo turno e conquistou uma vaga na pré-Libertadores do ano seguinte. 

"Enfrentamos grandes desafios, mas eu acredito que conseguimos superar todas as adversidades, conseguimos fazer uma campanha histórica na Série A. Então foi mágico, por tudo o que envolveu. Conexão com a torcida, com a cidade, que sempre nos apoiou, foi especial. Sem dúvida, a Chapecoense marcou minha história", afirma Bacelar, que fez exatos cem jogos com a camisa do time catarinense. 

Futuro no Brasil

Depois da disputa do Paulistão, Bacelar ainda não sabe o que será de sua carreira. O jogador, porém, tem uma certeza: não voltará para o exterior, pelo menos por enquanto. "Não penso em voltar, não é o que desejo. Não posso fechar portas, mas, neste momento da minha vida e carreira, pretendo ficar no Brasil", declara. 

"Quero voltar a jogar uma Série A, onde estão os melhores jogadores do nosso país. Então esse é o meu desejo. Primeiramente, fazer um bom campeonato pela Inter, ajudar o clube a atingir seus objetivos, e consequentemente, o clube indo bem, coisas boas vão vir para mim. Então espero que, nesse segundo semestre, possa voltar a jogar uma Série A", completa. 

Lista dos dez melhores técnicos de 2022 tem Dorival Júnior na frente de Abel Ferreira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.