Sem Paulinho e com base mantida: como será o Corinthians na estreia do Paulistão
Treinador efetivado, Fernando Lázaro deve mexer no esquema tático e colocar o Timão no tradicional 4-4-2
Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR
A espera do torcedor corintiano está chegando ao fim. No domingo (15), o Timão faz sua primeira partida oficial na temporada, contra o RB Bragantino, às 16h (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, na estreia do Campeonato Paulista. A Record TV transmite a partida com exclusividade na TV aberta.
A principal dúvida é: como será o Corinthians sob o comando de Fernando Lázaro? Efetivado pela diretoria em dezembro do ano passado depois de Vitor Pereira ter ido para o Flamengo, o ex-analista de desempenho vai ter a sua primeira oportunidade como treinador.
Leia também
O elenco passou por poucas mudanças. A diretoria oficializou apenas o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Ángel Romero, velho conhecido da torcida. A prioridade foi a manutenção de jogadores importantes, como o lateral-esquerdo Fábio Santos, o volante Maycon e o atacante Yuri Alberto.
Pelo menos de nomes, o provável time do Corinthians para domingo é bastante conhecido dos torcedores. O esquema tático, porém, deve ser outro. Sai o 4-3-3 utilizado pelo português Vitor Pereira e entra o tradicional 4-4-2 losango. Fernando Lázaro, porém, não quis antecipar a escalação em sua apresentação.
"Estamos trabalhando com algumas possibilidades. Conseguimos trazer mais de uma possibilidade. Vai se basear pelos atletas, muda a estrutura, mas dinâmica de jogo não muda. Forma de construir, de se organizar, varia pouco. Estrutura pode mudar. Não definimos para a estreia", despistou o treinador.
Recuperado dos problemas físicos que o atrapalharam durante a última temporada, Maycon tem tudo para formar um meio-campo interessante com Fausto Vera, Giuliano e Renato Augusto. Outra opção seria o experiente Paulinho, mas Fernando Lázaro disse que o jogador ainda precisa de um período maior para aprimorar a parte física depois de se recuperar de uma grave lesão no joelho esquerdo, sofrida em maio de 2022.
"Paulinho está treinando bem, crescendo. Ainda precisa de mais um tempo, duas a três semanas. Tem gradualmente participado cada vez mais com o grupo. Não temos pressa. Queremos muito. Vai acumulando carga. A previsão é de mais duas a três semanas acumulando essa carga. São as próximas etapas para participar gradualmente dos jogos", explicou.
Sendo assim, a provável escalação do Corinthians para a estreia no Paulistão é: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto.
Lista dos dez melhores técnicos de 2022 tem Dorival Júnior na frente de Abel Ferreira