Campeonato Paulista Santos cai ou se classifica? Saiba o que está em jogo na última rodada do Paulistão

Santos cai ou se classifica? Saiba o que está em jogo na última rodada do Paulistão

A 12ª rodada do torneio definirá os últimos classificados e também quem fará companhia ao Novorizontino como o segundo rebaixado

Paulistão está chegando em sua fase mais importante

Paulistão está chegando em sua fase mais importante

Divulgação/FPF

A fase de grupos do Paulistão 2022 chega ao fim neste final de semana. E apesar da maioria dos classificados já ser conhecido, muita coisa ainda está em jogo. Enquanto algumas equipes buscam uma colocação melhor na classificação geral, outros clubes tentam se livrar desesperadamente do risco de rebaixamento no estadual.

Cinco times já estão com as vagas asseguradas nas quartas de final: Palmeiras, Corinthians, São PauloRB Bragantino e São Bernardo. Para todos eles, a última rodada, além de um ótimo treino para a fase mata-mata, é importante também na busca por uma classificação melhor entre todos os competidores, para levar a vantagem de mando de campo.

O que já é certo é que o Verdão, caso chegue à final, decidirá todos os confrontos em casa. Já Corinthians, São Paulo e Bragantino garantiram a liderança dos seus respectivos grupos, mas ainda tentam a segunda melhor campanha no geral. Lembrando que nas quartas e semis os pontos continuam sendo contados para definições de mando.

Entre aqueles que batalham por uma vaga na próxima etapa, o Grupo B é o único que já tem a definição dos times que seguem no competição, com São Paulo e São Bernardo, que se enfrentarão no Morumbi na próxima semana. No A, Inter de Limeira, Guarani e Água Santa ainda brigam para decidir quem será o rival do Corinthians. Já no C, Ituano e Mirassol disputam com o Botafogo quem avança.

No time de Ribeirão Preto, o otimismo é grande em conseguir a vaga: "Respeitando o nosso planejamento financeiro, conseguimos montar uma equipe competitiva para o Paulistão, um dos torneios mais fortes do país. A nossa campanha até aqui reflete o trabalho em todas as áreas do clube. Caímos em uma chave com equipes muito fortes, com pontuação média superior aos outros grupos, mas chegamos com possibilidades na última rodada”, comentou Adalberto Baptista, gestor do Botafogo S/A.

Fechando os agrupamentos, Santos e Santo André batalham pela classificação ao mata-mata no Grupo D. O time da Baixada também está em outra luta, a contra o rebaixamento. Para evitar a queda, a equipe precisa de um empate, assim como a Ferroviária. Comos os dois times têm  campanhas idênticas, os interioranos levam vantagem no critério de desempate devido ao número de cartões vermelhos recebidos durante o torneio.

Já a Ponte Preta é quem vive situação mais dramática. Precisa vencer o Ituano e torcer para uma derrota de Santos ou Ferroviária. O outro rebaixado é o Novorizontino, que não ganhou nenhum jogo no Paulistão até aqui.

Confira todos os duelos da 12ª rodada:

19/03
16h - Santo André x Inter de Limeira
16h - Ferroviária x Mirassol
16h - Ponte Preta x Ituano
16h - Santos x Água Santa
16h - São Bernardo x Guarani
16h - São Paulo x Botafogo-SP

20/03
16h - Novorizontino x Corinthians (com transmissão da Record TV, R7 e PlayPlus)
16h - Red Bull Bragantino x Palmeiras

Brasil está no top-3 das camisas mais caras de futebol

Últimas