Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reformulado, São Paulo aposta em Muricy e Ceni para defender o título

Campeão no ano passado, Tricolor terá time bem diferente à sua disposição no Paulistão 2022

Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR

Rogério Ceni tenta seu primeiro título como técnico do São Paulo
Rogério Ceni tenta seu primeiro título como técnico do São Paulo Rogério Ceni tenta seu primeiro título como técnico do São Paulo

Atual campeão estadual, o São Paulo começa sua caminhada para defender o título neste Campeonato Paulista muito diferente daquele que tirou o grito de campeão preso na garganta do torcedor por quase nove anos.

De lá para cá, muita coisa mudou. A começar pelo técnico – Hernán Crespo deixou o time no meio do Brasileirão. 

O clube do Morumbi passou por uma grande reestruturação e apostou na reformulação do elenco. Ao todo, 11 atletas deixaram a equipe, enquanto 5 chegaram para reforçar o time, agora comandado por Rogério Ceni.

O São Paulo aposta não apenas no ex-goleiro artilheiro, mas também em outro ídolo da história recente do clube: Muricy Ramalho. O ex-treinador já estava na função de coordenador técnico na conquista do Paulistão 2021, mas em início de trabalho. Pelo clube, Muricy venceu o estadual como jogador (1975) e foi tricampeão brasileiro como técnico (2006, 2007 e 2008).

Publicidade

O time

O Tricolor inicia o Paulistão 2022 com um time bem diferente do que foi campeão na edição passada e acabou lutando contra o rebaixamento no Brasileirão.

Publicidade

Do elenco que terminou 2021, saíram Benítez (Grêmio), Bruno Alves (Grêmio), Shaylon (Atlético-GO), Liziero (Internacional), Lucas Perri (Náutico), Denis Junior (Bahia), Orejuela (Grêmio), Rodrigo Freitas (livre no mercado), Willian (CSA), Galeano (Rubio Ñu-PAR) e Rojas (livre no mercado).

Pablo e Vitor Bueno não fazem parte dos planos de Ceni e devem rescindir o contrato nos próximos dias.

Publicidade

Em contrapartida, o clube do Morumbi buscou se reforçar e inicia a caminhada no estadual com os reforços de Patrick (Internacional), Nikão (Athlético-PR), Jandrei (Santos), Alisson (Grêmio) e Rafinha (Grêmio), além de Toró, que estava emprestado ao Atlético-GO e foi reintegrado ao elenco.

O técnico

O técnico Rogério Ceni disputará seu segundo Campeonato Paulista à frente do São Paulo. Ídolo como jogador, o ex-goleiro assumiu o comando técnico em novembro de 2016 e fez sua primeira partida oficial como treinador na derrota por 4 a 2 para o Osasco Audax, no dia 5 de fevereiro de 2017.

Naquele ano, o time do Morumbi caiu na semifinal para o rival Corinthians, que acabaria sendo campeão em cima da Ponte Preta. Já Rogério acabou caindo em julho do mesmo ano, após um início de Campeonato Brasileiro muito ruim, deixando o Tricolor na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com 11 pontos após 11 rodadas.

Campeão brasileiro de 2020 à frente do Flamengo, Ceni retornou no meio da temporada passada justamente para salvar o time, que lutava para não cair no Brasileirão, após a saída de Crespo. O argentino foi demitido com o Tricolor na 13ª posição do nacional.

Provável escalação

Com chegadas e partidas, o São Paulo de Rogério Ceni deve ter como time principal no Paulistão a seguinte formação:

Volpi; Rafinha, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Gabriel (Patrick), Alisson, Gabriel Sara e Nikão; Calleri e Rigoni (Luciano).

Histórico no estadual

Noventa anos separam o primeiro título paulista do time do Morumbi, conquistado em 1931, do último, erguido na temporada passada.

Com 22 taças estaduais conquistadas, o Tricolor busca igualar o número de taças do rival Palmeiras, que tem 23, dividindo assim a segunda posição no ranking dos maiores vencedores do torneio. A liderança é do também rival Corinthians, que tem 30.

Dessas 22 conquistas são-paulinas, três tiveram Rogério Ceni como goleiro: 1998, 2000 e 2005.

Estreia

A estreia do São Paulo no Paulistão 2022 está marcada para a quinta-feira (27) e será contra o Guarani, às 21h30, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O Tricolor está no Grupo B, ao lado de Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo.

Veja 11 bons motivos para acompanhar o futebol na Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.