Paulistão: Corinthians e Santos levam a melhor quando título é decidido entre os quatro grandes
Neste século, as equipes decidem somente pela sexta vez a taça do estadual; confira os detalhes
Campeonato Paulista|RECORD

Com Memphis Depay no Corinthians, a volta de Neymar para o Santos, a dupla Lucas Moura e Oscar no São Paulo e a chegada de Vitor Roque e Paulinho no Palmeiras, como uma das contratações mais caras da história do futebol brasileiro, as quatro principais forças do estado se reencontram nas semifinais do Paulistão após seis anos.
Neste século, a partir de 2001, o Campeonato Paulista foi decidido com a presença dos quatro times em apenas cinco oportunidades: 2009, 2011, 2015, 2018 e 2019. De 24 anos, o estadual não teve disputa de semifinais quatro vezes (2002, 2005, 2006 e 2007), porque nas ocasiões o regulamento do torneio era por pontos corridos.
As cinco vezes que Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo decidiram o Paulista, somente os clubes alvinegros conquistaram títulos. Três vezes o Timão levantou a taça e duas vezes o Peixe. Confira o retrospecto:
2009
Com Ronaldo Fenômeno no time do Corinthians e Neymar na primeira temporada como jogador profissional do Santos, o Paulistão de 2009 foi o primeiro ano do século 21 em que os quatro grandes figuraram as semifinais. No confronto decisivo, o Timão levou a melhor sobre a equipe da Vila Belmiro.
2011
O segundo título dos três conquistados consecutivamente pelo Santos, entre 2010 e 2012, também contou com a presença das principais forças do estado. O Santos se sagrou campeão em cima do Corinthians, com direito a gol do Neymar na final.
2015
Neste ano, a decisão do estadual ficou entre Santos e Palmeiras, que passaram por São Paulo e Corinthians, respectivamente, na semifinal. O Santos levantou a taça do Paulista após derrotar o Palmeiras, nos pênaltis.
2018
Três anos após o título do Peixe, os quatro times grandes paulistas voltaram a avançar para as semifinais. As partidas entre Santos e Palmeiras, e São Paulo e Corinthians foram decididas nos pênaltis. O Verdão e o Timão passaram para a final, que também precisou de penalidades para saber quem levantaria a taça. A equipe alvinegra se deu melhor e ficou com o título.
2019
Na conquista do tricampeonato, o Corinthians passou pelo Santos nos pênaltis e viu o adversário, o São Paulo, também avançar para a final pelas penalidades contra o Palmeiras. Na decisão do campeonato, o Timão levou a melhor com o gol salvador de Vágner Love.
Acompanhe mais um mata-mata emocionante no Paulistão! Corinthians e Santos entram em campo neste domingo (9), a partir das 18h30 na tela da RECORD, R7 e PlayPlus. E na segunda (10), às 21h35, também na emissora e nas plataformas digitais, o Palmeiras recebe o São Paulo.
Confira também:
Apenas oito técnicos conseguiram levar seus times para a fase de mata-mata do Paulistão 2025 e o R7 mostra quem são eles e o que eles já fizeram até agora na carreira
Montagem R7/Rodrigo Coca/Agência Corinthians, Reprodução/Flickr São Paulo, Léo Sguaçabia/Flickr FPF e Pedro Zachi/Flickr FPF