Guarani renova seu certificado de clube formador junto à CBF
Bugre comprovou padrão de qualidade e documento foi estendido por mais um ano, com novo vencimento em janeiro de 2023
Campeonato Paulista|Do Live Futebol BR
O Guarani renovou, junto à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), seu Certificado de Clube Formador por mais uma temporada, com novo vencimento em janeiro de 2023, após vistoria por parte da Federação Paulista. Assim, o clube garante mecanismos de proteção aos atletas da base.
O Certificado de Clube Formador comprova o padrão de qualidade que um clube vem tendo com os juniores. Para que o documento possa ser obtido é preciso cumprir uma série de normas, tais como participação em competições oficiais, ter programa de treinamento compatível com faixa etária, proporcionar assistência técnica e médica aos jovens jogadores, entre outros.
“É muito importante o clube ter esse selo. Nos garante, além de uma segurança jurídica, a segurança de formar os jogadores e não correr o risco de perdê-los. Isso mostra que o Guarani está no caminho certo e nosso Conselho de Administração vem trabalhando em prol de trazer a instituição aos patamares que já teve no passado. E isso, sem dúvida, começa pelas categorias de base”, destaca Alexandre Penna, coordenador das categorias de base do clube.
O documento tem relevância para atletas e também para o clube, uma vez que previne a instituição, que investiu tempo e dinheiro na formação de um jogador, de perdê-lo em um momento crucial: a assinatura do primeiro contrato de trabalho. Também garante uma indenização caso ele chegue a um acordo com outra agremiação e também ao mecanismo de solidariedade da FIFA.
Num cenário no qual praticamente todas as equipes possuem dívidas significativas, essa proteção ajuda o Guarani a equilibrar suas contas.
O Bugre faz sua estreia na temporada 2022 no próximo dia 27, contra o São Paulo, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pelo Campeonao Paulista. A equipe está no Grupo A, junto de Corinthians, Água Santa e Inter de Limeira.
CBF divulga ranking das melhores equipes do futebol brasileiro