Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quebra de jejum, troféu vindo de helicóptero e rebaixamento: Santos e Portuguesa voltam a se enfrentar em jogo decisivo após 18 anos

Santos e Portuguesa decidem vaga nas semifinais do Paulistão 2024 neste domingo (17); último duelo decisivo entre os times foi em 2006

Estatísticas|Renato Fontes, do R7

Santos e Portuguesa se enfrentam neste domingo (17) em duelo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista 2024. A partida será realizada às 20h15 (de Brasília), na Vila Belmiro.

O último jogo decisivo entre as equipes aconteceu pelo Paulistão de 2006. Aquela temporada foi disputada em pontos corridos e, na última rodada, o Peixe chegou como líder, com 40 pontos, um a mais que o segundo colocado São Paulo, que tinha 39.

Assim como nas quartas de final deste ano, aquela partida também foi disputada na Vila Belmiro. O Santos comandado à época por Vanderlei Luxemburgo, que voltava ao Brasil após um ano à frente do Real Madrid, precisava vencer a Portuguesa para conquistar o título paulista, que não vinha desde 1984. Já a Lusa precisava ganhar para escapar da zona de rebaixamento.

Na "final", o Peixe derrotou a Portuguesa por 2 a 0, com gols de Cléber Santana e Leonardo (contra). Além de garantir o 16º troféu ao Santos, o resultado também rebaixou a Lusa para a Série A2 de 2007.

Publicidade

Troféu vindo dos ares

O troféu do Paulistão 2006 chegou a bordo de um helicóptero da Federação Paulista de Futebol. Como Santos e São Paulo chegaram à última rodada brigando pelo título, o troféu e as medalhas ficaram na sede da FPF, em São Paulo, aguardando os resultados dos confrontos entre Santos e Portuguesa e Ituano contra São Paulo, que aconteceram no mesmo horário. 

Publicidade

Chegando próximo do fim do jogo, e não havendo mais chances para o Tricolor em Itu (SP), a aeronave deixou a sede da FPF rumo à Baixada Santista. Era a 16ª conquista do Campeonato Paulista comemorada pelos quase 20 mil torcedores presentes na Vila Belmiro.

Retrospecto

Publicidade

Santos e Portuguesa possuem uma longa história de confrontos. Contando confrontos pelo Campeonato Paulista, as equipes já se enfrentaram em 164 oportunidades, com 78 vitórias do Peixe, 48 vitórias da Lusa e 38 empates. Nos gols marcados, foram 404 do Santos contra 305 da Portuguesa. Todos os dados são de um portal esportivo especializado em base de dados de futebol.

Confira mais informações sobre o Paulistão 2024 no canal de estatísticas do Portal R7.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.