São Paulo x Ponte Preta: Tricolor não perde para a Ponte como mandante pelo Paulistão há 14 anos
RECORD, R7.com e PlayPlus transmitem a partida, a partir das 19h30; nas plataformas digitais, Zé Luiz e o Desimpedidos comandam o pré-jogo, às 18h
Estatísticas|Renato Fontes

São Paulo e Ponte Preta se enfrentam nesta quarta (19), no Morumbis, pela 11ª rodada do Paulistão 2025. Esse duelo terá transmissão exclusiva do R7.com e PlayPlus. Nas plataformas digitais, o pré-jogo começa animado com Zé Luiz e o time do Desimpedidos, a partir das 18h. Na tela da RECORD, a bola rola às 19h30.
O Tricolor conta com retrospecto positivo contra a Macaca atuando no Morumbis pelo Paulistão. De acordo com dados estatísticos do ogol, canal de esportes parceiro do R7, são duas vitórias e um empate. A última derrota em casa para o time de Campinas foi pelo placar de 1 a 0 no Paulistão de 2011, gol do ex-santista Tiago Luís, o “Messi brasileiro”.
De lá para cá atuando sob seus domínios, o time da capital fez sete gols e sofreu apenas três. Em 2017, com grande atuação de Gilberto, artilheiro da competição, o São Paulo goleou a Ponte Preta por 5 a 2. O atacante marcou três gols, enquanto Cueva e Thiago Mendes completaram o placar. Esse resultado é o maior do confronto nos últimos 30 anos pelo torneio estadual.
Ao longo da história pelo Paulistão, São Paulo e Ponte Preta se enfrentaram 94 vezes, com 46 vitórias do Tricolor, 32 empates e 16 triunfos da Macaca.
O primeiro duelo entre as equipes pelo torneio estadual aconteceu em 1951 e terminou em 2 a 1 para o Tricolor. Já o último encontro entre as duas equipes foi pelo Paulistão de 2024, com vitória do time de Campinas, por 2 a 0, em casa.
No Morumbis, palco do duelo desta quarta, foram 45 jogos, com 30 vitórias do time da capital, dez empates e apenas cinco vitórias do time campineiro. Já em Campinas aconteceram 49 jogos, com 16 vitórias do Tricolor, 22 empates e 11 triunfos da Ponte.
No geral, o Tricolor ficou sem perder para a Ponte Preta de 1986 a 2004 pelo Paulistão. Foram 19 jogos, com nove vitórias e dez empates. Já a Ponte ostentou uma invencibilidade de sete jogos entre 1978 e 1980: duas vitórias e dois empates.
Em número de gols, a vantagem também é são paulina. Dos 228 registrados até hoje, 146 foram marcados pelo Tricolor, enquanto a Macaca balançou as redes em 82 oportunidades. O ex-atacante Gino Orlando, um dos maiores goleadores na história do São Paulo, com 14 gols em 13 jogos, é o maior artilheiro do confronto.
Classificação de momento de São Paulo e Ponte Preta no Paulistão 2025
Com 16 pontos, o São Paulo é líder do Grupo C e está classificado para encarar o Novorizontino no mata-mata do Campeonato Paulista. Na última rodada, empatou em 0 a 0 o clássico Choque-Rei contra o Palmeiras.
Já a Ponte Preta está em segundo lugar no Grupo D com 19 pontos. A Macaca briga por uma vaga na fase final do torneio estadual. Na rodada anterior, empatou em 0 a 0 em casa com o Botafogo-SP
O canal de estatísticas do Paulistão 2025 é um oferecimento de Itaú.