Jejum do Verdão e título inédito em 1986: números do duelo entre Palmeiras e Inter de Limeira pelo Paulistão
Verdão vai até Limeira (SP) para encarar nesta quinta-feira (13), às 19h30, o algoz do Paulistão de 1986; veja retrospecto
Estatísticas|Renato Fontes
Palmeiras e Inter de Limeira se enfrentam nesta quinta-feira (13), às 19h30 (de Brasília), no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP), pela nona rodada do Paulistão 2025.
A Voz do Esporte transmite essa partida a partir das 18h, com o seu tradicional pré-jogo.
Adversários de hoje, Verdão e Leão da Paulista já decidiram o título do Campeonato Paulista de 1986. De forma surpreendente, a equipe do interior saiu campeã em pleno Morumbi.
Até aquele momento, o Palmeiras vivia pressionado pela torcida por não chegar a uma decisão do estadual desde 1976, quando ganhou por 1 a 0 do XV de Piracicaba, gol de Jorge Mendonça.
Já a Inter, comandada à época por José Macia, o Pepe, ‘Canhão da Vila Belmiro’, era a grande sensação do torneio. Na semifinal, havia eliminado o favorito Santos.
Os dois jogos daquela decisão foram disputados no Morumbi. A primeira partida terminou empatada em 0 a 0, frustrando 104 mil pessoas que lotaram o estádio são-paulino.
Três dias depois, Kita e Tato se tornaram os heróis da Inter de Limeira, que venceu o Palmeiras por 2 a 1 e se tornou o primeiro time do interior a conquistar o título paulista.
Histórico do confronto pelo Paulistão
De acordo com dados estatísticos do ogol, canal de esportes parceiro do R7, Palmeiras e Inter de Limeira já se enfrentaram 36 vezes pelo Paulistão, com 14 vitórias do Palmeiras, 15 empates e 7 triunfos do Inter de Limeira.
Na casa do Verdão foram disputados 19 jogos, com dez vitórias palmeirenses, seis empates e três triunfos do Leão da Paulista. Já sob os domínios da Inter foram 17 jogos, com quatro vitórias do Palmeiras, nove empates e quatro triunfos do time do interior.
Até hoje foram marcados 73 gols. O Palmeiras marcou 44, enquanto a Inter de Limeira fez 29. A partida com maior número de gols pelo torneio estadual foi um 5 a 3 para o Verdão em 2005.
O palmeirense Raphael Veiga e Kita, algoz do time alviverde no Paulista de 1986, ambos com três gols, estão entre os maiores goleadores do confronto.
Já sobre invencibilidade envolvendo o duelo, o Verdão é quem ficou mais tempo sem sentir o gosto da derrota: 17 jogos entre 1987 e 2020. Depois que perdeu a final do Paulistão de 1986, o Palmeiras só voltou a ser derrotado em 2021. Até então, eram cinco vitórias e 12 empates.
Classificação de momento de Palmeiras e Inter de Limeira no Paulistão 2025
Com 13 pontos, o Palmeiras é o terceiro colocado do Grupo D, atrás de Ponte Preta e São Bernardo, respectivamente. Na última rodada, empatou em 1 a 1 com o Água Santa.
Já a Inter de Limeira tem 6 pontos e ocupa a última colocação do Grupo A. O time do interior é a única equipe que ainda não venceu no torneio estadual.
O canal de estatísticas do Paulistão 2025 é um oferecimento de Itaú.