Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Campeonato Paulista - NO REFRESH
Publicidade

Goleada em final e revanche nas semis: confira o histórico de duelos decisivos entre Palmeiras e Ponte Preta pelo Paulistão

Verdão e Macaca decidem vaga nas semifinais do Paulistão 2024 neste sábado (16); último duelo decisivo entre os times foi em 2020

Estatísticas|Renato Fontes, do R7

Palmeiras e Ponte Preta duelam neste sábado (16), às 18h, na Arena Barueri, por uma vaga nas semifinais do Paulistão 2024
Palmeiras e Ponte Preta duelam neste sábado (16), às 18h, na Arena Barueri, por uma vaga nas semifinais do Paulistão 2024 Palmeiras e Ponte Preta duelam neste sábado (16), às 18h, na Arena Barueri, por uma vaga nas semifinais do Paulistão 2024 (Montagem Portal R7 / SE Palmeiras e AA Ponte Preta)

Palmeiras e Ponte Preta duelam por uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista 2024. A partida acontece neste sábado (16), às 18h (de Brasília), na Arena Barueri.

Nos últimos 20 anos, o Verdão e a Macaca se enfrentaram em jogos decisivos pelo Paulistão em três oportunidades: final (2008) e semifinal (2017 e 2020). O Palmeiras saiu vencedor em 2008 e 2020, enquanto a Ponte Preta saiu vitoriosa em 2017.

Final de 2008

Em 2008, o Verdão quebrou o jejum de 12 anos sem títulos estaduais. O time dirigido na época por Vanderlei Luxemburgo tinha grandes nomes como Marcos, Valdivia, Kléber Gladiador, Alex Mineiro, Diego Souza e Denílson.

Publicidade

Já a Macaca tinha em seu elenco jogadores que pouco tempo depois ganhariam destaque nacional defendendo camisas de outros clubes, como o volante Elias (Corinthians), o goleiro Aranha (Santos) e o meia Renato Cajá (Botafogo).

No primeiro jogo daquela final, o Palmeiras foi até Campinas e derrotou a Ponte Preta por 1 a 0. Já no jogo de volta, ainda no antigo Parque Antártica, o Verdão goleou a Macaca por 5 a 0, com três gols do atacante Alex Mineiro, e foi campeão paulista pela 22ª vez.

Publicidade

Semifinal de 2017

O troco da Macaca sobre o Palmeiras veio nove anos depois. Na semifinal de 2017, o time campineiro comandado por Gilson Kleina bateu o Verdão de Fernando Prass, Zé Roberto, Róger Guedes e cia por 3 a 0 em Campinas. No jogo de volta, no Allianz Parque, a Macaca perdeu por 1 a 0, mas o resultado não foi o suficiente para eliminar a Ponte, que foi para a final contra o Corinthians.

Publicidade

Semifinal de 2020

Três anos depois, Palmeiras e Ponte Preta se encontraram novamente em uma semifinal de Campeonato Paulista. Desta vez em jogo único e sem torcida por conta da Covid-19, o Verdão derrotou o time campineiro por 1 a 0, com gol de Patrick de Paula, e avançou para a decisão contra o Corinthians.

Retrospecto geral pelo Paulistão

Palmeiras e Ponte Preta já se enfrentaram 93 vezes pelo Campeonato Paulista. São 46 vitórias do Verdão, 27 empates e 20 vitórias da Macaca. Ao todo, foram 147 gols anotados pelo Palmeiras contra 93 da equipe campineira. Os atacantes Washington 'Coração Valente', da Macaca (7 gols), e Evair, do Palmeiras (4 gols), são os maiores artilheiros do confronto pelo Paulistão.

Todos os dados são de um portal esportivo especializado em base de dados de futebol.

Confira mais informações sobre o Paulistão 2024 no canal de estatísticas do Portal R7.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.