De rebaixamento a vaga no mata-mata: o que está em jogo na última rodada do Paulistão?
Partidas deste domingo prometem fortes emoções com todas as 16 equipes do torneio em briga por algo; confira!
Campeonato Paulista|Do R7, com informações da Agência Estado

Neste fim de semana, a fase de grupos do Paulistão chega ao fim. E, nesta última rodada, todos os 16 times do torneio têm algo em disputa, da liderança na classificação geral à vaga no mata-mata ou permanência na elite do futebol paulista. Com uma partida no sábado e mais sete no domingo, confira a seguir tudo o que ainda está em jogo.
Nas brigas por classificação ao mata-mata e contra o rebaixamento, sete equipes estão envolvidas. São cinco candidatas à classificação e cinco que ainda correm risco de queda. Se ficou confuso é porque São Bento, Ituano e Ferroviária — todos do Grupo C — entram em campo sonhando com as quartas e, ao mesmo tempo, sob o pesadelo de cair para a Série A2.
Corinthians e Santo André foram os únicos que já entraram em campo. O Timão venceu de virada por 3 a 1, com gols de Paulinho e Yuri Alberto. Com a vitória, o time de Lázaro soma 22 pontos e depende dos jogos de hoje para saber se ficará com a terceira colocação na classificação geral.
Já o Santo André termina a participação no Paulista com 14 pontos, em terceiro lugar no Grupo D, e espera os jogos para saber da participação no Troféu do Interior.
Já que os oito classificados encaram os desafios do mata-mata, as equipes que ocuparem da 9ª à 14ª posição disputam o tradicional Troféu do Interior, hoje conhecido como Taça Independência.
Além de um prêmio de R$ 400 mil, a disputa vale três vagas na Copa do Brasil de 2024.
Saiba o que está em jogo por grupos
GRUPO A
RB Bragantino — Já garantido na próxima fase, com 17 pontos, o Braga precisa de mais um pontinho contra o São Bento, em Sorocaba, para não correr o risco de ser superado na liderança da chave pelo Botafogo, com 14, no saldo de gols (o time de Bragança tem saldo 2, diante de -1 do rival).
Botafogo — Vice-líder, o time de Ribeirão Preto ainda não se garantiu, pois tem os mesmos 14 pontos do Santos, em terceiro por ter vitórias a menos (4 a 3). Jogando em casa contra o São Paulo, a equipe do técnico Adilson Batista avança com triunfo, sem precisar fazer contas. Se empatar, tem de torcer para o Santos não bater o Ituano em Itu. Em caso de derrota, os santistas também teriam de ser batidos.
Santos — Tem duas possibilidades para avançar à próxima fase: ganhar e o Botafogo apenas empatar, ou somar um ponto e o time de Ribeirão Preto ser superado pelo São Paulo.

Inter de Limeira — Com 10 pontos, precisa ganhar da Ferroviária para não cair. Com igualdade, a equipe de Limeira terá de torcer para que Ituano ou Portuguesa tropece.
GRUPO B
São Paulo — Garantido, definirá com o Água Santa quem vai ser o líder da chave. Ambos somam 20 pontos e os comandados de Rogério Ceni contam com o melhor saldo de gols (11 a 3). O Tricolor visita o Botafogo e o time de Diadema atua na casa do São Bernardo. A vitória deixa o São Paulo no topo. Qualquer outro resultado obriga o time do Morumbi a torcer para que o Água Santa some o mesmo número de pontos.
Água Santa — A equipe de Diadema só termina na frente se ultrapassar o São Paulo na pontuação. Se ganhar, torcerá por empate tricolor. E, se empatar, vai precisar que o time da capital seja superado.
Mirassol — Hospeda a lanterna Portuguesa, buscando a melhor campanha entre os não classificados para definir sempre em casa na Taça Independência.
Guarani — Livre da queda, o Guarani recebe o Palmeiras e precisa triunfar para tentar disputar o jogo único das quartas da Taça Independência no Brinco do Ouro.
GRUPO C
Corinthians — O classificado Corinthians, que ainda sonha com a terceira melhor campanha do geral para definir não apenas as quartas, mas também a semifinal na Neo Química Arena. Os outros três integrantes, São Bento, Ituano e Ferroviária, têm dupla missão: classificar-se e permanecer na elite estadual.
São Bento — Em Sorocaba, basta uma vitória para o time avançar para as quartas. O empate serve desde que Ituano e Ferroviária não ganhem suas partidas. Com derrota, precisaria que a equipe de Itu também fosse superada e a de Araraquara somente empatasse.
Ituano — Precisa ganhar e torcer por tropeço do São Bento para ser o oponente do Corinthians no mata-mata. Mas o triunfo já o garante na Série A. O empate não o leva às quartas, mas pode livrá-lo da queda caso Ferroviária e Portuguesa não ganhem.
Ferroviária — A missão não é das mais fáceis. Precisa ganhar para sonhar com vaga — desde que São Bento e Ituano não somem três pontos — e pela fuga da queda, também torcendo contra um dos rivais da chave ou por derrota da Inter de Limeira. O empate só servirá caso a Portuguesa não ganhe e o Ituano perca.
GRUPO D
Palmeiras — Líder geral com 27 pontos, confirma a melhor campanha caso ganhe. Se empatar, o São Bernardo não pode vencer. A derrota serviria em caso de empate do time do ABC, que tem 26 pontos.
São Bernardo — A surpresa da primeira fase chegará aos 29 com vitória, mas teria de torcer por tropeço do time de Abel Ferreira. Superaria o adversário no saldo de gols em caso de igualdade de pontos, possível apenas em empate com combinação de derrota verde.

Santo André — Não tem chance de ir às quartas, mas ainda busca o mando de campo na Taça Independência.
Portuguesa — No desespero, a Lusa necessita de um milagre. Com apenas uma vitória na competição, tem de somar os três pontos em visita ao Mirassol e torcer para que Ituano e Ferroviária não vençam.
Conheça o novo namorado da Madonna, que coleciona tentativas frustradas de virar esportista
O boxeador Josh Popper fez uma publicação nas redes sociais ao lado de Madonna, cantora que é considerada a rainha do pop, e confirmou o namoro dos dois. O americano também é treinador de pugilismo e ensina a arte da luta aos filhos da artista. Além do...
O boxeador Josh Popper fez uma publicação nas redes sociais ao lado de Madonna, cantora que é considerada a rainha do pop, e confirmou o namoro dos dois. O americano também é treinador de pugilismo e ensina a arte da luta aos filhos da artista. Além do boxe, Popper já foi atleta de futebol americano e basquete. Conheça: