Campeonato Paulista Corinthians e Botafogo jogam no aniversário de Sócrates

Corinthians e Botafogo jogam no aniversário de Sócrates

Revelado pela equipe de Ribeirão Preto, ídolo corintiano de calcanhar inconfundível completaria 68 anos neste 19 de fevereiro

Fernando Lázaro comanda o Timão contra o Botafogo, em Ribeirão Preto

Fernando Lázaro comanda o Timão contra o Botafogo, em Ribeirão Preto

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

No mesmo dia em que Sócrates, um dos maiores ídolos da Fiel Torcida, completaria 68 anos, o Corinthians visita o Botafogo-SP pelo Campeonato Paulista em tarde que promete ser de homenagens de ambos os lados. Pela oitava rodada do estadual, a bola rola a partir das 18h30 no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, cidade onde o "Doutor" de calcanhar inconfundível começou a encantar o mundo do futebol.

Em campo, o Timão ainda comandado pelo técnico interino, Fernando Lázaro, deve ter uma formação diferente da que vinha jogando. Com intervalo de apenas 67 horas entre uma partida e outra, alguns jogadores serão poupados. São os casos de Fagner, Gil e Jô que nem viajaram com os companheiros. Além deles, o meia Gabriel Pereira se recupera da Covid-19 e segue sendo desfalque.

Já aqueles que estiveram em campo durante os noventa minutos na vitória contra o São Bernardo por 1 a 0, podem começar no banco. É o caso de Renato Augusto, principal nome do início de temporada e que veste a camisa 8 eternizada por Sócrates.

Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Corinthians soma 13 pontos ganhos e lidera o Grupo A. Completam a chave Água Santa, Guarani e Inter de Limeira, todos com sete pontos.

Volante Emerson durante treino da equipe de Ribeirão Preto

Volante Emerson durante treino da equipe de Ribeirão Preto

João Victor Menezes/Agência Botafogo

Boa campanha do adversário
O Botafogo-SP é uma das gratas surpresas no estadual. Com 11 pontos, a equipe de Ribeirão Preto ocupa a sétima colocação na classificação geral, apenas dois atrás do Timão. Em sete jogos, foram três vitórias, dois empates e duas derrotas. O time está no Grupo C, ao lado de Palmeiras, Mirassol e Ituano.

Para este duelo, o técnico Leandro Zago pode não contar com o lateral Guilherme Mantuan, irmão de Gustavo Mantuan, que atua no Corinthians. Ele se recupera de dores e ainda está na transição para o gramado. Caso jogue, a partida marca o reencontro do jogador com o clube que o revelou para o futebol.

Histórico
Com 106 partidas disputadas entre as equipes, o Botafogo-SP é o 12º time que mais vezes o Corinthians enfrentou. E o retrospecto é favorável ao Timão. Foram 56 vitórias, 39 empates e somente 11 vitórias do Pantera.

A primeira vez que se enfrentaram foi em 1954 - ano de nascimento de Sócrates -, em um amistoso. Na oportunidade, o clube do Parque São Jorge goleou o adversário por 5 a 1.

O último confronto aconteceu em 2020, também pelo Paulistão. A partida que aconteceu na Neo Química Arena terminou com vitória do Alvinegro por 4 a 1, com três gols de Mauro Boselli e um de Luan.

FICHA TÉCNICA
Botafogo-SP x Corinthians
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto
Data e hora: sábado (19), às 18h30
Árbitro: Douglas Marques das Flores

BOTAFOGO-SP: Deivity; Marlon (Mantuan), Joseph, Joaquim e Jean; Tárik, Fillipe Soutto e Emerson Santos; Bruno Michel (Rafael Tavares), Dudu e Tiago Reis (Luketa). Técnico: Leandro Zago

CORINTHIANS: Cássio; João Pedro, Raul Gustavo, João Victor e Lucas Piton (Fábio Santos); Cantillo (Du Queiroz), Renato Augusto (Roni), Paulinho (Luan) e Giuliano (Adson); Willian (Gustavo Silva) e Roger Guedes. Técnico: Fernando Lázaro (interino)

Últimas