Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Campeonato Paulista - NO REFRESH
Publicidade

Claus não achou falta de Danilo em Calleri; veja áudios do VAR da final

Árbitro considerou que lance polêmico da final foi uma 'disputa normal' e também não considerou pênalti a bola na mão de Eder

Campeonato Paulista|Do R7


Raphael Claus foi criticado por são-paulinos por ignorar falta de Danilo em lance de gol
Raphael Claus foi criticado por são-paulinos por ignorar falta de Danilo em lance de gol

A final do Paulistão foi envolta em uma série de crítica à arbitragem, tanto no jogo de ida, no estádio do Morumbi, como na partida de volta, celebrada no Allianz Parque. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, nesta segunda-feira (4), os áudios entre o juiz principal Raphael Claus e os árbitros de vídeo.

O primeiro lance duvidoso surgiu no início do duelo entre Palmeiras e São Paulo, quando jogadores palmeirenses pediram um pênalti após a bola tocar na mão do são-paulino Eder dentro da grande área. Imediatamente após o lance, Claus relata que o braço estava colado ao corpo e, portanto, não marcaria a penalidade.

O árbitro de vídeo Thiago Duarte Peixoto - que no Paulistão de 2017 expulsou incorretamente um jogador do Corinthians no clássico com o Palmeiras - a princípio concorda com Raphael Claus, mas após checar as imagens sugere a revisão. Claus a todo instante mostra-se convicto da não marcação do pênalti. Ao chegar à cabine do VAR, Claus observa o lance novamente e, sem pestanejar, reitera sua interpretação e não marca o pênalti a favor do Palmeiras.

Mesmo com as falas decididas do árbitro principal, a cabine segue colocando novas imagens. "Posição natural, Thiago. Vou sair e manter minha decisão. Eu acho que o braço que está embaixo não amplia o espaço. Braço colado. Escanteio", afirma Claus.

Publicidade

Leia também

Outro lance polêmico acontece no segundo gol do Palmeiras, marcado por Zé Rafael. Danilo pisa no pé de Calleri no início da jogada, que origina o tento alviverde. O lance já é notado rapidamente pelo VAR, que espera a conclusão do lance. Após refutarem a possibilidade de impedimento, a cabine pede novas imagens do choque entre Danilo e Calleri e sugere revisão, até que são advertidos por Claus: "Contato lateral, Thiago". Thiago Duarte Peixoto responde que não é um contato lateral, mas um pisão.

"Para mim acidental, Thiago", inicia Raphael Claus em sua revisão. "Os dois disputam a bola. Ninguém joga a bola, os pés passam no vazio. Eu vou manter o gol", conclui o árbitro. A final do Paulistão terminou com vitória do Palmeiras, por 4 a 0, e o 24º título estadual da equipe alviverde.

De volta à NFL, Brady curte férias com Gisele em iate de R$ 30 mi

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.