Campeonato Carioca Fluminense e Vasco se enfrentam com chances de nova liderança

Fluminense e Vasco se enfrentam com chances de nova liderança

Se vencer, Cruzmaltino pode ultrapassar rival na tabela do Cariocão; partida será neste sábado (26), às 17h, no Nilton Santos

Yago Felipe, do Flu, e Léo matos, do Vasco, disputam lance no último clássico entre os times

Yago Felipe, do Flu, e Léo matos, do Vasco, disputam lance no último clássico entre os times

Lucas Merçon/Fluminense FC

Fluminense e Vasco fazem mais um clássico no Cariocão 2022. Os rivais se enfrentam pela primeira vez no ano neste sábado (26), às 17h, no Estádio Nilton Santos, conhecido como Engenhão, pela nona rodada do estadual.

O Tricolor das Laranjeiras chega para a partida como favorito por ser o líder do campeonato com 21 pontos e por já ter ganho dois clássicos na temporada - contra Flamengo e Botafogo. O Flu já está classificado para as semifinais, portanto, o técnico Abel Braga deve ir a campo com time reserva, visando poupar os jogadores titulares para a partida de volta da Pré-Libertadores, na terça-feira (1), contra o Millonarios, da Colômbia. A equipe venceu por 2 a 1, de virada, na altitude colombiana, e avança mesmo com um empate no Rio.  

A partida deste sábado promete ser equilibrada. O Vasco vai a campo com muito foco e preparado para vencer. Em caso de triunfo, o clube, que hoje está em terceiro lugar com 19 pontos, se classifica para a semifinal a duas rodadas do fim e vira líder do campeonato.

O time liderado por Nenê, ex-jogador do Fluminense, venceu o último compromisso, contra o Angra Audax, por 1 a 0, e está empolgando a torcida neste início de temporada.

Retrospecto do clássico
Conhecido como o "Clássico dos Gigantes", o confronto entre Fluzão e o Gigante da Colina tem números melhores para o time de São Januário. Na história dos clubes, o Vasco venceu mais que o rival. No total, são 120 vitórias contra 108 do Tricolor, além de 98 empates.

Apesar do panorama geral, nos últimos anos quem leva vantagem é o Fluminense. O Time das Laranjeiras não perde para o rival desde novembro de 2019. De lá pra cá, foram três empates e duas vitórias. A última vez que o Vasco venceu foi em 20 de julho de 2019.

O clássico desta rodada tem importância também para dar sequência à série invicta do Fluminense em clássicos neste ano e aumentar a vantagem com o rival. Já para o Vasco, a vitória tem valor para quebrar o tabu de três anos.


FICHA TÉCNICA
Fluminense x Vasco da Gama
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e hora: quinta-feira (26/02), às 17h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo

FLUMINENSE: Marcos Felipe; Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro, Pineida; Wellington, Nonato, Martinelli; Ganso, Jhon Arias e Germán Cano. Técnico: Abel Braga

VASCO: Thiago Rodrigues; Weverton, Ulisses, Anderson Conceição, Edimar; Matheus Barbosa, Juninho, Bruno Nazário; Nenê, Gabriel Pec e Raniel. Técnico: Zé Ricardo

Últimas