Azarão? Al Ain tenta surpreender River Plate na semi do Mundial
Representante da Conmebol e donos da casa se enfrentam para decidir vaga na final. Com dois jogos disputados, árabes já eliminaram times superiores
Futebol|Wemerson Ribeiro, do R7*
Azarão até aqui na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, Al Ain-EAU enfrenta seu rival mais duro nesta terça-feira (18): o River Plate, campeão da Libertadores. O jogo será no estádio Hazza bin Zayed, e vale vaga na decisão. Convidado por ser o time do país anfitrião, o Al Ain já eliminou os campeões de Oceania (Team Wellington-NZL) e África (Espérance-TUN) da disputa.
PRÉ-JOGO: Gallardo freia euforia e alerta River para os perigos do Al Ain
Classificação árabe contra times superiores
Comandado pelo croata Zoran Mamic, o Al Ain chega para decidir uma das vagas na final após vencer por 3 a 0 o Espérance, da Tunísia, no último sábado (15). No encontro, o time dos Emirados Árabes já havia acertado a trave e feito um gol antes mesmo de 2 minutos de bola rolando.
Na partida de abertura, contra o Team Wellington, da Nova Zelândia, o Al Ain saiu perdendo por 3 a 0, mas arrancou o empate aos 40 minutos do segundo tempo. A partida foi à prorrogação, quando o Al Ain ainda teve o atacante Mohamed Abdulrahman expulso. Sem gols, a classificação foi decidida nas penalidades máximas. Com duas defesas, o goleiro Khalid Essa se sagrou herói da classificação.
Argentinos não querem dar chance a azarões
Campeão da Libertadores deste ano, o River Plate chega ao Mundial sem ao menos ter comemorado a conquista com os torcedores nas ruas de Buenos Aires, na Argentina. Com o título decidido no Santiago Bernabéu, na Espanha, no último dia 9, os responsáveis pela logística da equipe decidiram que a delegação ficaria por um período curto na Europa e partiria em direção aos Emirados Árabes em seguida, para a parte final da preparação.
Apesar de toda confusão com torcedores que rendeu punição ao River, os “Millonarios”, como são chamados, chegam à semifinal do Mundial de Clubes descansados e apontados como favoritos para avançar à decisão. O atacante Lucas Pratto (ex-São Paulo e Atlético-MG), que fez um gol em cada partida do duelo contra o Boca, é uma das principais apostas do técnico Marcelo Gallardo, além de Juan Quintero, xodó da torcida que garantiu o tetra continental.
Disputa do 5º lugar
No mesmo dia, às 11h30, o Espérance, da Tunísia, campeão africano, enfrenta o Chivas Guadalajara, vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). A equipe mexicana foi eliminada pelo Kashima Antlers, campeão continental da Ásia. O vencedor termina o Mundial de Clubes na quinta posição.
FICHA DO JOGO
Mundial de Clubes da FIFA (semifinal)
RIVER PLATE-ARG x AL AIN-EAU
Data/hora: terça-feira (18), às 14h30 (horário de Brasília)
Estádio: Hazza bin Zayed
Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália)
River Plate: Armani; Casco, Pinola, Maidana e Montiel; Martínez, Palacios, Ponzio, Nacho Fernandez; Borre e Lucas Pratto. Técnico: Marcelo Gallardo
Al Ain: Khalid Essa; T. Shiotani, Fayez, Ismail Ahmed e Mohamed Ahmad; Yastam, Barman, Doumbia e Mohammed; Caio Lucas e El Shahat. Técnico: Zoran Mamic
* Estagiário do R7, sob supervisão de Adalberto Leister Filho
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Exposição reúne escrituras de estádios paulistas; veja imagens