Futebol Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai lançam candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030

Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai lançam candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030

'Fifa tem obrigação de escolher' os países sul-americanos, diz presidente da Conmebol; Mundial de 1930 foi realizado em solo uruguaio

AFP
Ignacio Alonso, da Federação Uruguaia, ao lado de Chiqui Tapia, da Federação Argentina

Ignacio Alonso, da Federação Uruguaia, ao lado de Chiqui Tapia, da Federação Argentina

Divulgaçao Asociación del Fútbol Argentino

Os governos e as federações de futebol de Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai lançaram nesta terça-feira (7), em Buenos Aires, a candidatura conjunta oficial dos países para sediar a Copa do Mundo de 2030, ano do centenário da primeira edição do torneio.

"Estamos convencidos de que a Fifa tem a obrigação de honrar a memória daqueles que organizaram o primeiro Mundial", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em um ato no prédio da Associação do Futebol Argentino (AFA).

O Uruguai foi o anfitrião e campeão da primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, com uma vitória por 4 a 2 na final sobre a Argentina, campeã da última edição do torneio, em 2022.

Os sul-americanos vão concorrer pela organização do Mundial de 2030 com a candidatura conjunta de Espanha e Portugal (com a Ucrânia como convidada); a de Arábia Saudita, Egito e Grécia; e a do Marrocos.

A próxima Copa do Mundo será realizada em 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá. O número de participantes vai aumentar de 32 para 48 na fase de grupos.

Três anos depois: Flamengo volta ao Mundial de Clubes com poucos remanescentes; veja o que mudou

Últimas