Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Países da América do Sul e da Europa disputam sede da Copa de 2030

As candidaturas foram oficializadas, e a decisão deve ser tomada no 74º Congresso da Fifa; confira os países em disputa

Copa do Mundo|Do R7

O presidente da Fifa, que atualmente é Gianni Infantino, é o responsável por anunciar o país-sede
O presidente da Fifa, que atualmente é Gianni Infantino, é o responsável por anunciar o país-sede O presidente da Fifa, que atualmente é Gianni Infantino, é o responsável por anunciar o país-sede

A Copa do Mundo de 2022 terminou, e a Argentina foi a grande campeã. No entanto, os torcedores aguardam ansiosos pelo próximo Mundial, que acontece em 2026 no Canadá, no México e nos Estados Unidos. Por outro lado, a competição que deve acontecer em 2030 ainda não tem um país-sede definido.

A Fifa recebe desde junho de 2022 a candidatura dos países que tentam ser a sede do torneio, mas a decisão ainda deve demorar mais dois anos. Duas candidaturas foram oficializadas para a 24ª edição da Copa do Mundo, sendo uma com países da América do Sul e outra com nações da Europa.

Os países elegíveis a tornar-se sede não podem fazer parte de confederações que sediraram a última Copa. Ou seja, os integrantes da Concaf (América do Norte, América Central e Caribe) estão fora da disputa, e participantes da Conmebol (América do Sul), da UEFA (Europa), da CAF (África), da AFC (Ásia) e da OFC (Oceania) estão liberados para concorrer.

Uma candidatura conjunta de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai foi oficializada e contou com o apoio da Conmebol. Os argentinos e os uruguaios mostararam interesse em sediar a competição em 2017, e o Paraguai, no mesmo ano, aderiu à união. Em 2019, o Chile formou o quarteto.

Publicidade

Da Europa, um trio formado por Espanha, Portugal e Ucrânia também mostrou a intenção de realizar a Copa do Mundo de 2030. Assim como a Conmebol apoiou os países da América da Sul, a UEFA declarou apoio à candidatura europeia. 

Apesar da inclusão da Ucrânia, um país do leste da Europa, ser apoiada pela Fifa, os conflitos que ocorrem no país afastam a candidatura como certa na decisão futura.

Publicidade

A escolha é feita a partir da votação dos membros do Comitê Executivo da Fifa, que vêm de diversos países. Além da votação dos integrantes do Comitê, a Fifa envia fiscais aos países candidatos para que seja feita uma análise para garantir que as exigências estão sendo cumpridas. 

O país-sede do Mundial de 2030 deve ser anunciado após o 74º Congresso da Fifa, que acontece em 2024 mas ainda não tem data marcada.

Argentina em festa! Torcedores tomam as ruas de Buenos Aires para comemorar tri mundial

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.