À espera de um milagre, Corinthians precisa da vitória para se classificar na Sula
Timão ainda terá de contar com o desfalque de Memphis Depay e de Raniele para a partida contra o Racing, no Uruguai, nesta quinta-feira (15)
Futebol|Carol Malheiro*, do R7

O Corinthians precisa vencer o Racing, nesta quinta-feira (15), para chegar à última rodada da fase de grupos com chances de se classificar para as oitavas de final. Diante da torcida adversária, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o Timão buscará reverter o prejuízo dos tropeços nos jogos anteriores. Na terceira colocação do grupo C, com cinco pontos, o time se encontra em uma situação complicada.
A única vitória do clube na competição até aqui é contra o próprio Racing, por apenas 1 a 0. A equipe uruguaia perdeu todos os jogos que disputou e está na lanterninha do grupo. O Corinthians empatou as duas partidas que fez contra o principal concorrente à vaga, o América de Cali, que enfrenta o Huracán, líder do grupo, em casa, nesta rodada.
No último jogo da fase de grupos, o Timão terá de enfrentar os argentinos, fora de casa, sob a perspectiva de que já perdeu o primeiro jogo que fez contra eles, na estreia da Sula. Para se manter vivo na competição, além de vencer os próximos dois jogos, o Timão precisa torcer para que o América de Cali perca, ao menos, uma das partidas seguintes e empate a outra.
Veja também
Nesta fase decisiva, o Corinthians tem um desfalque importante, o atacante Memphis Depay sofreu uma entorse no tornozelo durante o treino de segunda-feira (12), no CT Joaquim Grava. O jogador precisou deixar o treino mais cedo e passar por exames na terça-feira (13), nos quais foram identificados uma pequena lesão ligamentar no tornozelo direito do atleta, que também é dúvida para o clássico contra o Santos, neste domingo (18).
Após o pênalti perdido contra o Mirassol, na última rodada do Brasileirão, o artilheiro foi duramente criticado pela torcida, mas ainda é a principal opção ofensiva da equipe.

Como escalar o Corinthians para o ‘jogo da vida’?
Na ausência de Memphis no time titular, Dorival deve avançar Ángel Romero para posição de ataque ao lado de Yuri Alberto, algo semelhante ao que foi feito na derrota para o Mirassol, no sábado (10), quando o paraguaio foi dupla do holandês. O Corinthians também tem outros desfalques, como o volante Raniele, que se recupera de um edema no músculo anterior da coxa direita, o zagueiro Gustavo Henrique, que fez uma cirurgia para retirada de uma hérnia inguinal, e o meia Rodrigo Garro, para o qual Dorival ainda não encontrou um substituto.
As demais mudanças na escalação devem incluir o retorno de José Martínez como volante de marcação e as entradas de Maycon e de André Carillo como opções na meia. Uma escolha mais ousada para o treinador seria o jovem Charles. Breno Bidon, que tem sido testado de forma mais ofensiva tanto por Dorival como era por Ramón Díaz, pode ser uma opção interessante para a meia defensiva, pois se destaca muito pelas características de desarme e de primeiro toque na meia. Coronado, então, seria favorito absoluto para assumir a função de Garro em definitivo, já que até aqui, tem conseguido manter uma sequência de jogos desde que voltou de lesão.
Cacá deve se manter na titularidade da zaga, após ser o melhor em campo com a camisa do Corinthians na derrota para o Mirassol e ter feito o único gol da equipe no jogo. André Ramalho completará a dupla defensiva, já que Félix Torres cumpre suspensão após ter recebido cartão vermelho na vitória por 1 a 0 sobre o Racing, na Neo Química Arena. Com os defalques, essa também pode ser uma boa oportunidade para a promessa João Pedro Tchoca.
Para ajudá-lo na definição do time principal, Dorival pediu ao Corinthians a contratação de mais dois reforços para a comissão técnica: os analistas de desempenho Guilherme Lyra e João Marcos Soares. Ambos trabalharam com o treinador na seleção brasileira. Enquanto as mudanças dentro e fora de campo movimentam os bastidores da equipe, o Timão se prepara para a definição da temporada continental.
*Sob supervisão de Camila Juliotti